São Paulo, sexta-feira, 07 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Figurinhas da Copa 2010

OS CRAQUES E NÃO TÃO CRAQUES DO MUNDIAL

LADO B

A zebra

Fabian Bimmer/Associated Press


Poulsen
O AGRESSIVO
UM VOLANTE com histórico de violência defende uma seleção com fama de ser sempre técnica: a Dinamarca. Poulsen, que atua na criticada Juventus, já teve experiência no futebol alemão e espanhol e colecionou polêmicas por conta do estilo agressivo. Já recebeu cusparada de Totti após provocá-lo, deu pontapé sem bola em Kaká, foi chamado de covarde por Carlo Ancelotti e encarou Gattuso, a quem classificou como infantil. Porém não é só por confusão que Poulsen é reconhecido. Também há futebol de qualidade por trás de suas polêmicas, tanto que em 2002 se transformou no jogador dinamarquês negociado pelo maior valor até então. Ele esteve na Copa-2002 e na Euro-2004. Sua experiência e sua vitalidade são armas importantes da Dinamarca.

Nome Christian Bager Poulsen
Seleção Dinamarca
Posição volante
Idade 30 anos
Altura 1,82 m
Peso 76 kg
Jogos pela seleção 71
Títulos Copa da Uefa (2007), Supercopa da Europa (2006), Copa da Espanha (2007), Copa da Liga da Alemanha (2005) e Dinamarquês (2001)
Onde foi revelado Holbaek (DIN)
Clube atual Juventus (ITA)
Ponto forte a marcação
Ponto fraco a violência

A glória
Tanto em 2005, quando ganhou título com o Schalke, quanto em 2006, quando se transferiu para o Sevilla, Poulsen foi eleito o "Jogador Dinamarquês do Ano"

O fiasco
Em 2007, contra a Suécia pelas eliminatórias da Euro-2008, agrediu Markus Rosenberg na área, sem bola. O árbitro Herbert Fandel expulsou Poulsen e marcou o pênalti. Um torcedor dinamarquês invadiu o campo para agredir Fandel. O placar do jogo, 3 a 3, virou 3 a 0 para a Suécia por ordem da Uefa. Um torcedor processou Poulsen pela agressão. A polícia chegou a pedir que o volante ficasse 30 dias preso, e o ministro da Justiça da Dinamarca sugeriu que ele fosse excluído da seleção. O caso foi abafado
>> Assista ao lance:
www.folha.com.br/101264

Curiosidade
Poulsen, que se considera um ávido leitor e que recomenda restaurantes a seus fãs, é muito engajado em questões ambientais e faz campanha contra a emissão de gás carbônico na atmosfera. Ele divulga, por exemplo, o site www.CO2neutralwebsite.com

7
milhões de euros custou Poulsen ao Schalke após a Copa-2002, quando virou o jogador dinamarquês mais caro da história

"Não tenho problemas ao encontrar jogadores com quem tive brigas"


Texto Anterior: Figurinhas da Copa 2010 - Lado A: A fera
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.