São Paulo, sexta-feira, 07 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Com quatro votos a seu favor, presidente do Vasco deixou de correr o risco de ter cassado o mandato de deputado

Câmara opta por arquivamento de ação contra Eurico

SANDRO LIMA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Câmara dos Deputados arquivou o processo de cassação contra o deputado Eurico Miranda (PPB-RJ). Dos sete integrantes da Mesa Diretora, quatro votaram a favor do dirigente do Vasco e dois contra.
O presidente da Câmara, Aécio Neves, que tem direito a voto, não compareceu à reunião devido a uma morte na família, mas manifestou em uma nota que seria favorável à cassação.
Eurico é acusado de evasão de receita, obstrução dos trabalhos da CPI da CBF/Nike, que investigou o contrato da empresa de materiais esportivos com a CBF, e de desviar dinheiro dos cofres do Vasco, clube do qual é presidente.
O pedido de abertura do processo havia sido feito pelo corregedor-geral da Câmara, deputado Barbosa Neto (PMDB-GO). Segundo ele, com o arquivamento do processo, não há mais instrumentos nesta legislatura para cassar Eurico. Só com uma nova representação, com fundamentos diferenciados, poderia dar início a um outro processo de cassação.
Votaram a favor do arquivamento Severino Cavalcanti (PPB-PE), Efraim Morais (PFL-PB), Ciro Nogueira (PFL-PI) e Newton Capixaba (PTB-RO). Contra o arquivamento se manifestaram Barbosa Neto (PMDB-GO) e Paulo Rocha (PT-PA).
O primeiro secretário da Mesa, Severino Cavalcanti (PPB-PE), que apresentou relatório contestando as acusações contra Eurico, disse não haver provas suficientes contra o deputado para se iniciar um processo de cassação.
Segundo ele, Eurico não feriu o decoro parlamentar, e as denúncias contra ele estão sendo investigadas pelo Ministério Público.
Os deputados que votaram pelo arquivamento argumentaram que não haveria condições do andamento do processo no Conselho de Ética por causa da eleição, que esvazia o Congresso a partir do mês que vem.


Texto Anterior: Will Self: E se a rainha se engasgasse?
Próximo Texto: CPI do Futebol originou denúncias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.