São Paulo, quarta-feira, 07 de junho de 2006

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JUCA KFOURI

Chacrinha e a bolha

A bolha de Ronaldo virou o maior caso antimarketing dos últimos tempos

A BOLHA durou poucas horas. Enquanto cercada de mistério e de informações desencontradas, ocupou espaços generosos na imprensa nacional. Ora eram cinco bolhas, espalhadas pela planta dos pés e pelo calcanhar do Fenômeno, ora era só uma. O número e o lugar variaram de acordo com a assessoria de Ronaldo e o médico do Brasil. Ora a bolha tinha sido causada por uma costura na chuteira do craque, ora não havia costura na chuteira, informações que se alternavam caso a fonte fosse a empresa que a fabricou ou o médico da CBF. Ora Ronaldo não poderia jogar futebol na terça-feira, ora poderia, como acabou acontecendo, para esvaziar a bolha. Mas a bolha se transformou no maior caso antimarketing dos últimos tempos, maior que a CPI da CBF/Nike, porque as chuteiras sob suspeita foram motivo de preocupação para um público maior do que o das CPIs. E, para piorar as coisas, a equipe desta Folha ouviu do fabricante que o novo modelo era igual ao anterior, com mudança só de cor, o que torna incompreensível a diferença de preço entre a Mercurial Vapor II e a III, razão pela qual virou piada, de Mercurial Vapor Blue para Mercurial Cromo Red. E pensar que tanto o peso, outro motivo de controvérsias, quanto a bolha de Ronaldo poderiam ser esclarecidos com duas medidas prosaicas, tais como pesá-lo diante da imprensa e mostrar seus pés, assim como a chuteira, com ou sem a costura. Prevaleceu, porém, a teoria do Chacrinha, que não veio para explicar, mas sim para confundir. É claro que sempre se poderá alegar o direito à privacidade do paciente, discussão que só engatinha na medicina esportiva brasileira, embora já seja tema de seminários. Fosse essa a razão e bastaria ser claro a respeito. Cada jornalista que tratasse de fazer suas investigações. O distinto público saberia que, por compreensíveis justificativas éticas, as fontes oficiais não falariam do tema. Mas optou-se pela confusão.


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