São Paulo, domingo, 07 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vettel larga na frente e tenta frear série de Button

Piloto da Red Bull busca quebrar sequência de três triunfos da Brawn na F-1

Cauteloso, alemão tenta confirmar retrospecto de Istambul, que desde sua estreia, em 2005, assiste ao pole vencer a corrida

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A ISTAMBUL

Nem ele mesmo esperava. Mas ainda assim Sebastian Vettel cravou a pole position para o GP da Turquia, sétima etapa do Mundial de F-1, cuja largada acontece às 9h (de Brasília).
E, se depender das estatísticas -e de sua vontade-, caberá ao piloto da Red Bull acabar com a série de três vitórias seguidas de Jenson Button, líder do campeonato e que larga hoje em segundo. Rubens Barrichello sai no terceiro posto.
Desde sua estreia no calendário, Istambul sempre viu o piloto que partiu na primeira colocação ganhar a prova. Foi assim com Kimi Raikkonen, em 2005, e com Felipe Massa, nas últimas três temporadas.
Mas não é só isso. Nas outras duas oportunidades em que largou na pole -Itália-08 e China-09-, Vettel conseguiu subir no primeiro lugar do pódio.
"Vou fazer meu melhor para tentar manter essas estatísticas", disse o piloto alemão ontem. "Depois dos problemas que tive durante os treinos livres, realmente não esperava este resultado. Achei que fosse ter muito mais dificuldades."
Anteontem, na segunda sessão de ensaios, Vettel só conseguiu dar quatro voltas por problemas em seu Red Bull. O motivo, segundo ele, é que muitas peças novas só chegaram em cima da hora e não houve tempo de testá-las adequadamente.
Depois de uma noite intensa de trabalho da equipe, ontem o piloto conseguiu treinar normalmente pela manhã e, mais tarde, na classificação, ainda anotou o melhor tempo nas três partes do treino decisivo.
"Realmente foi surpreendente ser o mais rápido na sessão toda. Finalmente conseguimos ficar na frente destes dois carros brancos", afirmou um sorridente Vettel, 21, ladeado pela dupla da Brawn.
Mesmo tendo cravado a pole em 4 das 6 etapas deste ano, Button não se mostrou decepcionado com o segundo tempo.
"Vamos tentar mudar estas estatísticas. Este é um circuito que permite ultrapassagens, e conseguimos melhorar bastante nosso carro depois dos treinos livres", falou o inglês, que tem 16 pontos a mais que seu escudeiro no Mundial.
Barrichello também se mostrou satisfeito com a melhora em seu carro e disse não se arrepender de ter feito uma escolha de pneus diferente da de seu companheiro para fazer suas voltas rápidas ontem -optou pelos pneus mais duros.
"Foi bem complicado porque eles tinham rendimentos muito parecidos. Mas acho que fiz o certo, porque me sentia melhor com os pneus duros nas curvas de alta", disse o brasileiro.
Para o vice-líder do campeonato, que somente uma vez em sete largou à frente do companheiro de equipe, o motivo de sair outra vez atrás de Button foi ter pego tráfego.
"Perdi minhas duas primeiras voltas lançadas, mas ainda consegui fazer uma boa na terceira tentativa", completou.
Apesar de ser o único piloto além de Button a ter vencido uma corrida em 2009, Vettel preferiu manter a cautela.
"Claro que estou na melhor posição para vencer, mas só consegui fazer metade do meu trabalho até agora", declarou o alemão. "Pelo menos os carros com Kers [sistema de recuperação de energia cinética] desta vez não estarão logo atrás de mim na largada."


NA TV - GP da Turquia
Globo, ao vivo, às 9h


Texto Anterior: Atletismo: Jadel e Maurren tentam recorde no Troféu Brasil
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.