São Paulo, quarta-feira, 07 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mudados, alemães e espanhóis duelam

Campeã da Euro-08 em cima da hoje renovada equipe germânica, Fúria não mostra agora futebol tão vistoso

Alemanha x Espanha
Europeus reeditam final da Eurocopa, às 15h30, na 2ª semifinal da Copa

RODRIGO BUENO
RODRIGO MATTOS
ENVIADOS ESPECIAIS A DURBAN

Faz dois anos apenas que alemães e espanhóis decidiram a Eurocopa, mas as mudanças nas duas equipes desde então foram profundas. Tanto que o vistoso time campeão europeu não é mais favorito diante da seleção que melhor jogou na Copa.
Vicente del Bosque, treinador da Espanha, substituiu Luis Aragonés e alterou peças importantes na equipe. Marchena, Marcos Senna e David Silva perderam espaço. Piqué, Busquets e Xabi Alonso viraram titulares.
Foram oito mudanças na lista de convocados em relação ao grupo que ganhou a Eurocopa depois de 44 anos.
Já a Alemanha manteve o técnico, Joachim Löw, mas passou por reformulação por conta de várias lesões (Adler, Ballack, Rolfes e Trasch) e do surgimento de novos talentos (Khedira, Müller e Özil).
"Não podemos comparar a final de 2008 com o jogo de agora. Estamos melhor do que na Eurocopa. E a Espanha também mudou", declarou o centroavante Klose.
Segundo o goleiro Casil- las, o destaque alemão é a juventude. "[São] Quatro ou cinco jogadores da seleção sub-21. E lembremos que a Alemanha foi finalista em 2002 e terceira em 2006. Isso é fruto do bom trabalho do técnico, que soube renovar."
Sem Ballack, que seria capitão, como foi em 2008, Lahm usa a braçadeira e mudou de lado na defesa. Hoje é um dos melhores laterais direitos da Copa. Em 2008, ainda jogava na esquerda.
""A Espanha joga parecido com a equipe de 2008. Nós nos desenvolvemos e estamos à frente de 2008", falou o técnico Joachim Löw.
"Seria nossa vingança de 2008. Ainda lembro da final e acho dolorosa a derrota", disse o atacante Podolski.
Uma grande prova de como a situação é diferente está no atacante Fernando Torres. Eleito o melhor jogador da final da Eurocopa, autor do gol do título da Fúria, agora tem a posição de titular ameaçada. Ele não marcou nenhum gol neste Mundial.

REDENÇÃO
Já Klose, com quatro gols na Copa-2010, nem parece que teve uma temporada discreta no Bayern de Munique.
O atacante Villa, que não jogou a decisão de 2008 por estar contundido, também está em grande fase, sendo o melhor espanhol hoje.
"Em dois anos, é difícil não haver mudanças. Tivemos algumas incorporações [de jogadores], pois no futebol é ruim ficar parado", afirmou Del Bosque.
Löw, por sua vez, chegou ao Mundial sul-africano com problemas no gol. Com o suicídio de Enke e a contusão de Adler, não se sabia ao certo quem jogaria. Neuer foi o escolhido e respondeu bem.


Texto Anterior: Disputa pelo posto de capitão causa mal-estar
Próximo Texto: José Simão: Uau! Fátima Bernardes!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.