São Paulo, sábado, 07 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATENAS 2004

Principal ginasta do país sente joelho direito, operado há 49 dias

Daiane nega que tenha dor, mas manca ao caminhar

DO ENVIADO A ATENAS

A nove dias de estrear nos Jogos, a ginasta Daiane dos Santos diz não sentir mais dor no joelho direito, mas manca ao caminhar.
Ontem, após a cerimônia de hasteamento da bandeira brasileira na Vila Olímpica, Daiane, 21, disse que se sentia "normal" e que não havia mais tido dor após o primeiro dia de treinos em Atenas, na terça. Creditou a dor ao piso duro do centro de treinamento e apresentou outra explicação: o cansaço da viagem da Ucrânia para Atenas, no dia anterior.
Mas, pouco depois, foi mancando em direção à área residencial da Vila Olímpica de Atenas. A Folha perguntou à atleta porque estava mancando, e ela respondeu: "Quem falou que eu estou mancando?". E entrou na área residencial, vetada a jornalistas.
Mario Namba, médico da seleção brasileira de ginástica artística, afirmou à Folha ser normal mancar e explicou que a recuperação dela tem ocorrido dentro do previsto. "De vez em quando, é normal que dê uma puxadinha."
Além disso, a chefe da delegação de ginástica, Eliane Martins, disse que a atleta sentira um pouco de dor no treino de anteontem.
A operação para retirar um pedaço da cartilagem do joelho direito de Daiane ocorreu há 49 dias. Desde então, ela tem se submetido a sessões de fisioterapia e aplicações de gelo. Em Atenas, realiza duas sessões diárias de fisioterapia de cerca de 40 minutos e tem treinado duas vezes por dia.
Em 2003, Daiane sagrou-se campeã mundial de solo em situação semelhante: havia acabado de operar o mesmo joelho.
No dia 15, a atleta irá disputar as eliminatórias da ginástica. Tentará ir à final do solo e ajudar a levar a seleção à decisão por equipes.
No solo, aparelho no qual é favorita, Daiane precisa, nesse primeiro dia, conseguir uma das oito melhores notas para ir à final.
Definidas as classificadas para a decisão, o torneio recomeçará oito dias depois. A definição da medalha ocorrerá no dia 23. Assim, a ginasta gaúcha teria um novo intervalo para fazer avançar sua recuperação física. (ROBERTO DIAS)


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Descanso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.