UOL


São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em 7 de setembro de 93, atacante estreou em rede nacional de TV e viu sua vida se transformar em um Big Brother

Ronaldo e você, há des anos tudo a ver

DO ENVIADO A BARRANQUILLA

A primeira aparição, a vida pessoal, o maior drama e uma exposição nunca antes vista. Hoje, quando entrar em campo para enfrentar a Colômbia, o atacante Ronaldo, 26, vai completar dez anos de "rede nacional".
Foi em 1993, em um feriado de 7 de setembro, como hoje, que o mais badalado jogador brasileiro dos últimos tempos apareceu na televisão para todo o país pela primeira vez como atleta profissional. A estréia na telinha aconteceu em um jogo do Cruzeiro contra o Corinthians.
Antes desse jogo, Ronaldo havia disputado só amistosos e partidas de nível local pelo Cruzeiro.
Descrito pelos narradores de Globo e Bandeirantes, que transmitiram aquele confronto, como uma promessa, o atacante logo virou realidade e soube aproveitar como poucos a tela das TVs.
Com sua cara de bom moço, Ronaldo foi atração onde apareceu. No Brasil, principalmente, nos programas da Globo.
Foi nessa emissora que ele anunciou "oficialmente" seu casamento com Milene Domingues e que também esperava um filho da jogadora. Na Globo, ele também quebrou tabus.
Pouco antes da Copa-2002, ele foi a primeira pessoa a ser entrevistada ao vivo no "Jornal Nacional". Também participou do seriado "Malhação" e do humorístico "Casseta & Planeta".
"O Ronaldo é sempre atração. Um jogador que marcou oito gols em uma Copa do Mundo é garantia de audiência", diz Marcelo Campos Pinto, o diretor-executivo da Globo Esportes.
No exterior, Ronaldo também brilhou na telinha. Suas atividades fora dos gramados foram transmitidas com destaque -como quando foi à Bósnia para atividades beneficentes.
"Ele contribui muito. Porque, além de ser uma grande estrela, é moderno. Tem muita estrela que não sabe aproveitar o lado positivo da carreira. Ele é um bom produto", diz J. Hawilla, dono da Traffic, ex-parceira de Ronaldo.
Se soube aproveitar a TV para fortalecer sua carreira, Ronaldo teve o maior drama da sua vida transmitido para todo o planeta. Em 2000, num jogo entre a Inter, time que defendia, e a Lazio, sofreu a mais grave contusão da sua carreira. As câmaras flagraram o exato momento em que o joelho do astro era afetado e seu choro compulsivo no gramado.
Jogando futebol, Ronaldo também é alvo preferencial da TV. Na conquista do penta, após marcar os dois gols na decisão contra a Alemanha e ser substituído perto do final do jogo, praticamente monopolizou as câmaras enquanto chorava na beira do gramado. (PAULO COBOS)


Texto Anterior: O Que ver na TV
Próximo Texto: Estrela joga para encerrar dívida
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.