São Paulo, sexta-feira, 07 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obama apressa novos contratos no beisebol

Aumento de impostos preocupa clubes e jogadores

DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto a maior parte dos EUA celebra a eleição do primeiro presidente negro do país, para a liga profissional de beisebol norte-americana, a MLB, a chegada de Barack Obama à Casa Branca virou problema.
Jogadores, agentes, e dirigentes dos clubes estão preocupados com a promessa de campanha do democrata de voltar a cobrar impostos mais altos sobre os salários dos atletas profissionais do beisebol.
A taxa cobrada pelo governo federal deve voltar ao patamar de 39,6%, vigente durante o governo do democrata Bill Clinton (presidente entre 1992 e 2000) e que fora reduzido por George W. Bush para 35% em sua administração, que agora está no fim.
A quase certeza de que os impostos sobre os altos vencimentos pagos aos atletas deverá subir deve provocar uma corrida ao fechamento de novos contratos antes da mudança do valor do tributo, que passaria a ser cobrado em 2009.
Tradicionalmente morno entre outubro e dezembro, o mercado de transferências no beisebol já se mostra mais agitado por conta do medo de ter que pagar mais impostos.
Os atletas mais caros que estão no mercado, sem vínculo com nenhum time (os chamados "free agents"), que costumam fechar contratos milionários mais para o meio do período de negociações, devem ter seus destinos resolvidos ainda antes do fim deste ano.
Seus representantes, aliás, começam a adotar estratégias para tentar driblar o aumento. Os agentes dos atletas mais caros já pensam em firmar um novo tipo de acordo.
Scott Boras, que cuida da carreira de pelo menos oito dos dez melhores e mais cobiçados jogadores disponíveis no mercado, defende o acerto do pagamento de um valor maior como bônus pela assinatura do acordo, a ser recebido antes de 1º de janeiro, antes do aumento.
"Isso é algo a se considerar", concorda Craig Landis, outro agente de jogadores.
Após a confirmação da eleição de Obama, na última terça-feira, o aumento dos impostos no beisebol se tornou o assunto mais discutido na convenção anual de dirigentes dos clubes, que ocorre nesta semana.
(PAULO GALDIERI)



Texto Anterior: Clube reduz sua lista de pretendidos
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.