São Paulo, quinta-feira, 08 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

A "Quádrupla Coroa"


Manchester United-2008, melhor que o Manchester United-1999, será pior que o Manchester United-2009?

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O MANCHESTER United de 2009 terá trabalho para ganhar o que o de 1999 ganhou e para jogar o que o de 2008 jogou, mas não está tão difícil superar ambos, queimando a língua deste aqui.
No final do ano passado, comentei no programa ""Fora de Jogo", da ESPN, que via o Manchester United em queda nesta temporada, apresentando um futebol menos vistoso que o do primeiro semestre de 2008.
Referia-me mais ao ímpeto, não aos resultados, uma vez que o Mundial estava no papo e a equipe segue nas quatro frentes na Europa (Copa dos Campeões, Inglês, Copa da Inglaterra e Copa da Liga da Inglaterra).
Os gols de fato não saem tão facilmente quanto na temporada passada -a média de gols por jogo do time de Alex Ferguson no Inglês atual é de 1,6 (só o quinto melhor ataque), contra 2,1 da última temporada (era disparado o melhor ataque da liga).
Mas a eficiência impressiona. Ontem, o time entrou pela 41ª vez em campo na temporada e, enfim, perdeu. O rival, o Derby County, fez 1 a 0 pela Copa da Liga, o menos expressivo troféu que o clube tenta e o que escapou do Manchester de 1999.
O time da ""Tríplice Coroa", que, segundo Ferguson, era pior que o de 2008, caiu nas quartas da Copa da Liga diante do Tottenham. O Manchester atual já está na semifinal e, pelo adversário, mesmo sem alguns titulares na volta, é o favorito -na temporada passada, o time caiu em casa nas duas copas nacionais cedo.
No Inglês, tem 20 jogos pela frente, 11 em casa e nove fora. Recebe os outros quatro postulantes à Copa dos Campeões no Old Trafford, a começar pelo Chelsea pouco convincente de Felipão no domingo. Na Copa da Inglaterra, vem o duro Tottenham, mas em Manchester. Já na Copa dos Campeões, a Inter promete uma ""final antecipada", mas decide na casa dos ""Diabos Vermelhos".
Uma ""Quádrupla Coroa" (Ferguson não falou no início da temporada, como fez Felipão, sobre sua equipe conquistar quatro troféus) pode estar ao alcance entre 1 a 0s em Stokes e Middlesbroughs, 3 a 0s, com juiz aliado, nos Southamptons e até com 0 a 1s ante Derbys.

MESSI NO CORAÇÃO
Se vai dar Cristiano Ronaldo na cabeça no prêmio de melhor do mundo da Fifa, Messi ganhou o coração de muito mais gente. Se em 2008 o argentino arrancou aplausos e cantos da torcida brasileira no Mineirão, em 2009 ele já fez os torcedores do Atlético de Madri o saudarem de pé após um show do Barcelona na capital. Virtual campeão espanhol e ""extraterrestre" da atual máquina de gols europeia, Messi já saiu na frente na corrida pelo prêmio de melhor de 2009.

ARGENTINO MELHOR
O Apertura teve final eletrizante. Mas, na boa, não foi a 3ª melhor liga de 2008, como apontou a IFFHS.

rodrigo.bueno@grupofolha.com.br



Texto Anterior: Ciclismo: Atleta admite que se dopou por fraqueza
Próximo Texto: Com cara de 2008, Santos tenta não repetir fracassos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.