São Paulo, sexta-feira, 08 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fifa dará distintivo a campeões mundiais

São Paulo e Corinthians ganham marca por títulos

DA REPORTAGEM LOCAL

A Fifa criou um distintivo para homenagear os campeões de seu campeonato mundial de clubes. O primeiro foi entregue a dirigentes do Milan, que usará o símbolo em sua camisa durante o ano, até que seja definido um novo vencedor do título.
Segundo a Fifa, ainda serão dados distintivos iguais para Corinthians, São Paulo e Internacional, campeões anteriores. Pelo comunicado da entidade, não ficou claro se esses clubes poderão usar o símbolo em seus uniformes neste ano.
"O novo distintivo pega uma tradição de colocar estrelas acima dos escudos dos clubes, que, embora não oficiais, fizeram parte da história do futebol", afirmou o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, ao site da entidade máxima do futebol.
O cartola entregou ontem o novo símbolo ao executivo do Milan Adriano Galiani. "A história do clube está estreitamente ligada a competições internacionais de clubes, como o antigo Intercontinental [Mundial interclubes) e o campeonato da Fifa. Nosso triunfo no Japão é considerado um marco para o clube e para os torcedores", declarou o italiano.
Galiani e outros cartolas estiveram reunidos com dirigentes da Fifa para discutir a relação entre seleções nacionais e os clubes. Conversaram sobre a remuneração de clubes pelo uso de jogadores na Copa e liberação deles para amistosos. A Fifa não divulgou os resultados do encontro, que não teve participação de times brasileiros.
Outro que comemorou o distintivo dado aos campeões mundiais foi o meia Kaká, escolhido como melhor na final contra o Boca Juniors.
"Uma grande idéia. O símbolo vai lembrar a todos que somos o clube campeão do mundo até dezembro. Ninguém poderá tirar isso de nós", afirmou o atleta ao site da Fifa.
O comunicado da entidade atribui à Juventus de Turim a criação da tradição de colocar estrelas em escudos.


Texto Anterior: Descontrole: Camaronês agride maqueiro
Próximo Texto: Marcado: Mundial de futsal será em setembro e outubro, no Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.