São Paulo, domingo, 08 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Privados têm pouco esporte olímpico

DA REPORTAGEM LOCAL
DO PAINEL FC

Duas arenas erguidas em Jacarepaguá para o Pan ficaram em mãos privadas. E nem por isso conseguiram utilizar todo seu potencial para fomentar o esporte.
Em agosto de 2007, o estádio João Havelange, o Engenhão, foi para as mãos do Botafogo, único a apresentar proposta na licitação aberta para o uso do local. A arena custou R$ 380 milhões.
Desde então, o clube manda seus jogos na instalação que administrará por 20 anos. A pista de atletismo, palco das provas do Pan, no entanto, ficou às moscas.
Nesse ano, Miguel Ângelo da Luz, nomeado coordenador de esportes olímpicos do clube, decidiu investir no estádio. O dirigente deve atrair o Troféu Brasil de Atletismo para o Engenhão. Sonha também em fazer escolas da modalidade no local.
A Arena Multiuso, que recebeu o basquete e a ginástica artística no Pan e custou R$ 129 milhões, será administrada pela GL Events até 2016. Desde setembro de 2007, quando foi feita a concessão, sua agenda esteve bem mais repleta de shows do que de esportes.
O local abrigou treinos da seleção feminina de basquete e de equipes que disputaram o Mundial de futsal, em 2008. Antes da concessão, recebeu o Mundial de judô.
Segundo a administração do local, houve certa estagnação na procura por espaços indoor que abriguem eventos esportivos no Rio.
Segundo o site da arena, foram realizados 18 shows no local, com atrações como Bob Dylan, Roberto Carlos e o infanto-juvenil RBD.
Maior investidor do Pan, o Governo Federal é responsável pela manutenção do Complexo de Deodoro.
Segundo o Ministério do Esporte, desde o fim dos Jogos do Rio, foram realizadas 52 competições no local, com disputas de pentatlo moderno, tiro, hipismo, hóquei sobre grama, entre outras.
A pasta diz que há também projetos de inclusão social e atividades físicas para a população do entorno.(ML E RP)



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Basquete: Brasil tenta título inédito de liga continental
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.