São Paulo, quinta-feira, 08 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

uma a menos

Corinthians perde a 1ª taça do seu centenário

Apesar de golear o Rio Claro, time é eliminado do Paulista com vitórias de rivais

Ricardo Nogueira/Folha Imagem
Dentinho comemora gol com Roberto Carlos, no Pacaembu

Corinthians 5
Rio Claro 1


PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

O último ato teve o mesmo palco. Mas acabam aí as semelhanças entre o Corinthians de 2009 e o de 2010 no Paulista.
No ano passado, Mano Menezes era um grande estrategista, Ronaldo, um matador e a Fiel, um "bando de loucos" que enchia os estádios, como na decisão contra o Santos, no Pacaembu, que garantiu o título invicto do Estadual para o clube do Parque São Jorge.
Ontem, novamente na arena municipal, com só 12 mil pagantes em uma noite gelada e molhada, o Corinthians goleou o Rio Claro por 5 a 1, mas não foi beneficiado por outros resultados e está fora do Paulista, seu primeiro fracasso numa competição com o time formado para o ano do centenário.
O saldo final, apesar da goleada de ontem, é desanimador.
O Mano Menezes que armava seu time dando raras chances aos adversários fez agora um imenso troca-troca na equipe titular e encerra a competição com quatro derrotas, o dobro do que o clube alvinegro, sob seu comando, somou nos Paulistas de 2008 e 2009.
Ainda manteve o goleiro Rafael Santos, que novamente falhou feio contra o Rio Claro, como titular para "preservá-lo", colocando uma situação individual acima do objetivo coletivo.
Ronaldo termina o Estadual de 2010 com míseros três gols, ou cinco a menos do que fez no campeonato do ano passado.
A torcida também não mostrou o mesmo apoio. Nos 19 jogos da fase de classificação, o Corinthians teve nos seus jogos 270 mil torcedores, ou quase 80 mil a menos do que em igual fase do Estadual anterior.
E a noite final do Corinthians no Paulista-2010 começou muito mal. Logo aos 13min, Rafael Santos não foi capaz de segurar a bola em um chute fraco, no meio do gol. No rebote, o zagueiro Luciano, impedido, abriu o placar para o Rio Claro, que começou a rodada numa confortável 14ª posição, mas acabou rebaixado à Série A-2.
A torcida já xingava o goleiro e se impacientava com o resto do time por sua apatia quando um lance de bola parada deu o empate ao Corinthians. Aos 32min, Roberto Carlos bateu falta pela esquerda, e Ronaldo se antecipou e fez o gol.
Logo no início do segundo tempo, o Corinthians começou a evitar o que seu treinador diria que seria "constrangedor" -não fazer nem a sua parte na luta pelas semifinais. Aos 4min, Elias iniciou a jogada em que a bola sobrou para Dentinho, que chutou forte da entrada da área para virar o placar no Pacaembu. Aí ficou fácil. Três minutos depois, Ronaldo serviu Iarley, que anotou o terceiro.
A goleada chegou com um golaço do lateral Roberto Carlos, aos 22min, em um forte chute, cruzado, no ângulo. Dentinho ainda fez mais um gol, o quinto, aos 32min.
Mas os 19 pontos desperdiçados contra os pequenos no resto do campeonato pesaram, e o Corinthians, que foi aplaudido ao final do jogo, verá pela TV as semifinais do Paulista.
"O time foi bem hoje [ontem], mas terminamos a competição de forma triste", disse Roberto Carlos, após o jogo.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.