São Paulo, segunda-feira, 08 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Decisão
Apesar de não estar na pauta da reunião, a questão do Gama irá mobilizar hoje o Clube dos 13, que discutirá o assunto em São Paulo. Eurico Miranda, vice-presidente da associação, garante que Fábio Koff, o presidente, já é favorável à criação da Liga de Clubes neste ano.

Compasso
O Gama, que, rebaixado em 1999, conquistou vaga na Série A deste ano na Justiça, só espera o resultado da reunião para comemorar ou iniciar nova disputa judicial. Uma definição por parte da CBF, porém, só deverá sair no final do mês.

Virada...
Outra questão polêmica a ser discutida hoje é o rebaixamento. Como, pelo atual sistema, que vai contar com a pontuação dos Brasileiros de 1998, 1999 e 2000, Grêmio, Lusa, Inter e Botafogo-RJ estão em situação delicada, ele pode ser alterado.

....de mesa
Uma das propostas em pauta defende que os 13 sócios-fundadores da associação não possam ser rebaixados, tendo presença cativa na primeira divisão.

Segundona
Enquanto o torneio da primeira divisão permanece uma incógnita, a Série B já definiu suas regras e o contrato com a TV para este ano. Serão 20 clubes, que jogarão entre si, em turno único, na primeira fase.

Dúvida
Resta, no entanto, saber quais serão esses 20 clubes, já os quatro rebaixados em 1999 ainda esperam jogar na Série A neste ano. "Até agora não fui comunicado se jogaremos a Série B ou a Série A", disse ontem o presidente do Botafogo de Ribeirão, Ricardo Cristiano Ribeiro.

Crise
Até os opositores mais ferrenhos a Marcelo Teixeira no Santos não esperavam um início de administração tão desastroso: fraco desempenho em campo, queda de treinador e contrato de patrocínio com uma empresa que suspendeu atividades.

Susto
Wanderley Luxemburgo convoca amanhã a seleção brasileiro que fará amistosos no Reino Unido ainda neste mês. O treinador está de orelha em pé quanto à performance do goleiro Dida, do Corinthians, nas últimas partidas do time e da própria seleção.


Elas voltaram
As placas de publicidade voltaram anteontem ao Mineirão, no final do segundo turno do Estadual de Minas. Após ter fechado acordo com o governo do Estado, a Federação Mineira deu à Globo Esportes o direito de colocar o nome de seus anunciantes no estádio público.

Auxílio
A Globo Esportes possui os direitos sobre o Campeonato Mineiro, a exemplo do que ocorre no Rio de Janeiro e em São Paulo. O acordo com a Federação Mineira, que ajudou a emissora, contou com apoio direto do governador e presidenciável Itamar Franco, sem partido.


Vacinado
Preocupado com a partida decisiva de amanhã, contra o Rosário, em São Paulo, o técnico do Corinthians, Oswaldo de Oliveira, decidiu adotar a ironia como arma. Indagado se já teria um "antídoto" contra o ataque argentino, disse: "Não sou Oswaldo Cruz, sou Oliveira."

Nova regra
A Copa do Brasil do ano que vem poderá estender até as quartas-de-final a regra que permite a um clube eliminar seu adversário com apenas uma partida, como ocorreu na primeira fase da atual disputa.

Agrado
A alteração, se vier a ser confirmada, atenderá a um pedido antigo dos clubes grandes, que ganhariam uma folga maior no calendário apertado. Para a próxima fase deste ano, os clubes poderão negociar diretamente com a TV a data dos jogos.

DIVIDIDA
Do advogado Paulo Goyaz (PFL-DF), autor da ação do Gama na Justiça comum, sobre o atraso da CBF na divulgação da tabela do Brasileiro-2000: - Ou fizeram um novo acordo com a TV, ou vão mudar todo o calendário do futebol só para brigar com o Gama.

CONTRA-ATAQUE

Azar histórico
Em 1956, um garoto de apenas 16 anos aterrorizava seus marcadores nos gramados de Bauru (SP). O garoto jogava nos juvenis do BAC (Bauru Atlético Clube), mas despertava a cobiça do rival Noroeste, que, na época, figurava entre os principais clubes profissionais do interior.
Os dirigentes do Noroeste, no entanto, demoraram para acordar para a precocidade do jovem atleta. Quando perceberam que ele era um craque, iniciaram uma campanha para fazer com que ele assinasse seu primeiro contrato profissional.
A essa altura, o garoto já treinava no Noroeste e disputava alguns amistosos. Os noroestinos, então, chamaram o pai dele para tratar do assunto. Se reuniram na sede do clube e o homem foi embora dizendo que ia pensar sobre o assunto.
Os dirigentes comemoraram e deram como certa a contratação. No dia seguinte, um deles encontrou o garoto caminhando, com uma mala na mão, em direção à estação ferroviária. Ele indagou o destino da viagem.
A resposta pôs fim ao que poderia ter sido a maior glória do time de Bauru:
- Estou indo para o Santos.
No ano seguinte, Pelé estaria defendendo a seleção brasileira.

E-mail painelfc.folha@uol.com.br


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Multimídia - El País: Real escala novo capitão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.