São Paulo, quinta-feira, 08 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na Série C, Guaratinguetá liqüida time

Sem o treinador e dez jogadores que foram à semifinal do Paulista, clube se adapta a outra realidade

RENAN CACIOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Melhor time da fase de classificação do Paulista-2008, o Guaratinguetá perdeu quase um time inteiro, seu treinador e, confirmado na Série C do Brasileiro, começa a encarar a nova realidade pós-Estadual.
Dez jogadores que estavam no elenco no Estadual deixaram a equipe do Vale do Paraíba. Alguns retornaram para os clubes de origem. Outros foram emprestados pelo campeão do interior do Paulista de 2007.
Para Carlos Arini, presidente do clube, as mudanças seguem um roteiro inevitável diante de um segundo semestre não tão pomposo quanto o primeiro.
"O Paulistão morreu. No segundo semestre a realidade do Guaratinguetá será outra. A Série C é diferente. Temos de nos adequar ao campeonato. É outro tipo de planejamento", disse o dirigente, que estima em R$ 1,5 milhão o custo para participar da Terceirona.
Para o cartola, não adianta lamentar o desmanche. Ele prefere destacar os dividendos deixados pela campanha do time no Paulista -ficou em primeiro na fase de classificação, mas acabou superado pela Ponte Preta nas semifinais.
"Fica a marca do Guaratinguetá, um clube que todos passaram a respeitar. E a cada torneio precisaremos provar que o time pode manter o que foi apresentado no Paulista."
A principal perda é o meia Michel, oito gols no campeonato -foi parar no Coritiba, atual campeão paranaense. Michel terminou o Estadual como o maior driblador do torneio, segundo o Datafolha -média de 4,3 por jogo, mais que os 3,6 do habilidoso chileno Valdivia.
No clube paranaense, ele terá a companhia do volante Alê -oitavo em número de assistências no Paulista-, outro destaque do Guaratinguetá.
Os atacantes Caiuby e Danilo Santos são reforços do São Caetano, que disputa com o Corinthians as quartas-de-final da Copa do Brasil.
O lateral-esquerdo Jefferson foi adquirido pelo campeão, o Palmeiras. Já o volante Magal migrou para o Figueirense.
Para fechar a lista dos que deixaram o semifinalista do Paulista, os zagueiros Thiago Gomes, Renato e Toninho e o volante Jackson trocaram a incerta Série C pela elite do futebol nacional. Ambos foram para o estreante Ipatinga-MG.
No comando da equipe, saiu o gaúcho Guilherme Macuglia. Ontem, o clube fechou com o ex-jogador Argel, que dirigiu o Mogi Mirim na campanha do acesso na Série A-2.
"Ele tem o perfil. É novo, tem vontade, raça, a cara do Guará", declarou Carlos Arini.
O Brasileiro da Série C, que reunirá 64 clubes, começa apenas no dia 6 de julho. Assim, serão quase dois meses para o Guaratinguetá reorganizar a casa e se preparar.
Serão 16 grupos ao todo, com quatro times em cada. O Guará está no 12, com Boavista e Macaé, do Rio, e Rio Bananal-ES.
Os dois melhores em cada grupo avançam para a segunda fase, na qual 32 times dividem-se em oito chaves. Desses, 16 seguem, divididos em quatro grupos de quatro times em cada. Os dois melhores de cada chave disputam a fase final, sempre em pontos corridos.


Texto Anterior: Tática: Kléber Pereira quer equipe usando catimba, e Leão, inteligência
Próximo Texto: Espanhol: Real faz quatro no Barcelona em festa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.