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Equipes estreiam novidades para superar Brawn GP
Na primeira corrida europeia do ano na F-1, escuderias,
no encalço da líder, exibem novos pacotes aerodinâmicos
Pilotos não acreditam que as mudanças surtirão efeito já no grid do GP da Espanha, uma vez que evolução deve ser proporcional para todos
TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A BARCELONA
Primeira corrida em solo europeu nesta temporada da F-1,
o GP da Espanha marcará a estreia de novos pacotes aerodinâmicos em quase todas as
equipes. O objetivo delas é o
mesmo: alcançar a Brawn GP.
Mas nem por isso o grid será
mais equilibrado em Barcelona. Pelo menos é o que dizem os
pilotos, até os mais otimistas.
"Acho que, por maior que seja a melhora que os outros times introduzam, eles não vão
conseguir o pacote todo como a
gente tem", afirmou Rubens
Barrichello, vice do Mundial,
com 12 pontos a menos que seu
companheiro, Jenson Button.
Segundo o brasileiro, o motivo é a proibição de se testar durante a temporada, o que fará
com que todas as equipes usem
suas novidades, na prática, apenas nos dois treinos de hoje.
"Quando você testa, coloca
pneus novos e consegue estabelecer um parâmetro para as
mudanças que fez. Aqui não vai
dar para ser assim", disse o piloto da Brawn. "Por isso acho
que só depois de Mônaco [próxima etapa] é que as coisas vão
começar a vir para o chão."
Mesma opinião tem Sebastian Vettel, terceiro colocado
na classificação, apenas um
ponto atrás de Barrichello.
"A maior dificuldade que temos é o fato de não ter mais testes. Tudo o que falamos se baseia em números que conseguimos no túnel de vento e em simulações", disse o alemão.
Após um início de ano decepcionante, a Ferrari terá um dos
carros mais modificados. Entre
outras novidades, a escuderia
trocou a carroceria, o sistema
de refrigeração dos freios e colocou o polêmico difusor duplo,
que dá mais aderência ao carro.
"Praticamente só o nariz vai
ser o mesmo. Mudamos toda a
parte aerodinâmica e finalmente teremos o buraco no rabo que alguns carros já tinham", falou Felipe Massa, em
referência aos furos no assoalho que já vinham sendo usados
pela Brawn desde o início do
Mundial e que formam um caminho para a passagem do ar
que gruda o carro no chão.
Até a Force India, única equipe que ainda não pontuou em
2009, terá novidades em Barcelona: introduzirá uma nova
asa dianteira flexível.
A expectativa no paddock é
que as equipes devam evoluir
praticamente na mesma proporção, o que manteria as posições inalteradas.
Para Robert Kubica, da
BMW, que ainda não se encontrou em 2009, a situação é complicada. "Precisamos dar pelo
menos dois passos se quisermos ficar no mesmo nível dos
demais. Temos que ganhar pelo
menos um segundo."
NA TV - Treinos livres do GP da Espanha
Sportv, ao vivo, às 9h
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