São Paulo, domingo, 08 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Outra história

Bellucci tem mais uma grande atuação, ganha o primeiro set, mas permite virada de Djokovic , imbatível em 2011, na semi de Madri

FERNANDO ITOKAZU
DE SÃO PAULO

Com apoio da torcida, Thomaz Bellucci teve novamente uma grande atuação no Masters 1.000 de Madri, mas não foi o suficiente para derrubar a invencibilidade do sérvio Novak Djokovic.
O brasileiro começou o jogo com o que somente dois tenistas conseguiram nas últimas 33 partidas de Djokovic: vencer o primeiro set.
Mas assim como o tcheco Tomas Berdych e o espanhol Rafael Nadal (duas vezes), Bellucci não resistiu e tomou a virada (4/6, 6/4 e 1/6) do atual vice-líder do ranking, imbatível nesta temporada.
O bom desempenho, mesmo com a derrota, encerra a melhor semana da carreira do tenista número um do Brasil e 36º do mundo.
Foi a primeira vez que Bellucci, 23, alcançou a semifinal de um Masters 1.000. O Brasil não tinha um representante nessa fase de um torneio desse porte desde Gustavo Kuerten, em 2003.
Com nove eventos, o Masters 1.000 forma a segunda série de torneios mais importante do circuito -atrás somente do Grand Slam. A premiação e a pontuação em Madri dão a dimensão da campanha obtida por Bellucci. Ele deixa a Espanha com 133 mil e 360 pontos.
Seus dois títulos em eventos de primeira linha do circuito (Gstaad-09 e Santiago-10) valeram cerca de 68 mil e 250 pontos cada um.
Agora, Bellucci deve se reaproximar do top 20 -sua melhor posição é a 21ª.
Em Madri, o brasileiro eliminou dois top 10: o britânico Andy Murray (quarto) nas oitavas de final e Berdych (sétimo) nas quartas.
Antes do torneio espanhol, Bellucci só havia derrotado um adversário com esse status em 11 tentativas.
Após ganhar o primeiro set e liderar o segundo por 3 a 1, o brasileiro permitiu que Djokovic crescesse no jogo.
No início da parcial decisiva, o brasileiro pediu atendimento na perna direita. "Joguei de igual para igual e acabei perdendo nos detalhes", afirmou Bellucci.
Agora Djokovic testa hoje, às 13h30, sua temporada perfeita contra o número um do mundo e rei do saibro, o espanhol Rafael Nadal.
Nadal, que ontem derrotou o suíço Roger Federer por 5/7, 6/1 e 6/3, não perde na terra batida há 37 partidas.
E o sorteio do Masters 1.000 de Roma, que começa amanhã, colocou Nadal como possível rival de Bellucci na segunda rodada -o espanhol folga na primeira, e o brasileiro estreia contra um jogador vindo do qualifying.

NA TV
R. Nadal x N. Djokovic
13h30 Sportv 2



Texto Anterior: Morre Lídio Toledo, ex-médico da seleção
Próximo Texto: "Posso ganhar dos grandes", diz brasileiro
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.