São Paulo, sexta-feira, 08 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Semifinal de Roland Garros entre Kuerten e Ferrero reúne os tenistas com os melhores resultados no piso na temporada

Guga joga hoje pelo título de rei do saibro

PAULO COBOS
ENVIADO ESPECIAL A PARIS

O melhor jogador do mundo no saibro vai ser definido hoje, às 8h, com uma rodada de antecedência em Roland Garros-2001.
Graças à disposição dos jogadores na chave, Gustavo Kuerten, 24, e Juan Carlos Ferrero, 21, vão duelar pelo título de "rei do saibro" na semifinal do único Grand Slam disputado no piso e que praticamente encerra a temporada nessa superfície para os melhores jogadores do mundo.
Quem sair vitorioso desse confronto enfrentará na decisão, domingo, o vencedor do jogo entre o espanhol Alex Corretja e o francês Sébastien Grosjean, que ainda não conquistaram títulos no saibro na temporada 2001.
Nas 27 partidas que já disputou em Roland Garros, nenhuma teve um sabor tão grande de tira-teima para Kuerten como a de hoje, que pode ser vital para o tenista brasileiro por outro motivo.
Se for derrotado por Ferrero, Kuerten perderá a liderança do ranking de entradas para o norte-americano Andre Agassi.
O jogo de hoje também vai colocar Kuerten ou Ferrero em vantagem nos confrontos pessoais.
Até agora, cada um tem uma vitória. O brasileiro triunfou, em cinco sets, justamente nas semifinais da edição de Roland Garros do ano passado.
O espanhol deu o troco no mês passado, quando, também em cinco sets, conseguiu bater o rival no Masters Series de Roma.
Além do duelo pessoal, a semifinal vai indicar o tenista com os melhores resultados no saibro em 2001, dominado de forma voraz por Kuerten e Ferrero.
Dos 15 torneios já realizados no piso nesta temporada, 6 foram abocanhados por um dos dois -cada um levantou um troféu do circuito da ATP três vezes.
Kuerten lidera o ranking de vitórias na superfície nesta temporada -foram 34 até agora-, e Ferrero é o primeiro em aproveitamento na terra batida -venceu 93% das partidas que disputou em quadras de saibro.
Por último, o brasileiro e o espanhol disputam no Torneio de Roland Garros a liderança da Corrida dos Campeões-2001.
Para Ferrero, basta uma vitória hoje para assumir pela primeira vez na carreira a liderança da lista que contabiliza apenas os resultados da atual temporada.
Já Kuerten, que terminou o ano passado no primeiro posto da Corrida dos Campeões, precisa vencer hoje e ainda triunfar na final para ultrapassar Agassi.
"Acho que será uma grande batalha, com certeza. Nós dois estamos jogando de forma excelente, especialmente nesse estágio", afirmou o brasileiro.
"Vai ser duro como os outros dois jogos que fizemos", disse o espanhol, que, além dos títulos no saibro, foi campeão na quadra dura em Dubai em 2001.
Tão próximos em feitos e nas chances para a semifinal de hoje, Kuerten e Ferrero mantêm comportamentos bem diferentes em Roland Garros-2001.
Quase sempre pouco falante e muito sério, o espanhol apresenta uma descontração rara.
Nas entrevistas, brinca e dá detalhes da sua programação turística em Paris e até da agenda com sua namorada na capital francesa.
Anteontem, Ferrero fez passeio de barco pelo rio Sena e foi para um parque de diversões.
Já Kuerten, conhecido no circuito pelo seu sorriso e paciência com imprensa e fãs, adotou um estilo de reclusão total no torneio que já ganhou duas vezes -em 1997 e no ano passado.
Desde o início da competição, o brasileiro não chegou perto dos fãs, evitou a conversa com a imprensa e a aparição em lugares públicos, como fez mais uma vez ontem, quando novamente treinou com seu técnico, Larri Passos, somente por uma hora em uma quadra secundária de Roland Garros.


NA TV - Record e ESPN International, ao vivo, às 8h



Texto Anterior: Juazeiro: Técnico tenta evitar acomodação do time
Próximo Texto: Ferrero decide vaga mais descansado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.