UOL


São Paulo, domingo, 08 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem traumas, medalhões já querem Atenas

DA REPORTAGEM LOCAL

Para alguns atletas que já haviam chegado ao pódio olímpico antes de Sydney, não houve trauma nem decepção com a conquista da nova medalha.
"Senti o baque após Atlanta. Eu era campeão olímpico e, mesmo assim, perdi os patrocínios. Percebi que não poderia ficar sobrevivendo só do passado e decidi voltar logo a competir", disse Robert Scheid.
Campeão da classe laser nos EUA em 1996, o iatista tentou o bi na Austrália. Protagonizou uma disputa ponto a ponto com o inglês Ben Ainslie, mas terminou com a prata.
Voltou para o Brasil sem comemorar muito a segunda medalha olímpica. Preferiu se empenhar nos treinamentos.
Em 2001, venceu pela quinta vez o Mundial de sua classe. Conquistou o hexa em 2002, fato inédito na história do iatismo. Com cinco patrocinadores, planeja tranquilo sua preparação para Atenas.
A parceria entre Torben Grael e Marcelo Ferreira também prosperou. Bronze na classe star em Sydney -haviam conquistado o ouro em Atlanta-, eles foram vice-campeões mundiais em 2002 e já garantiram vaga em 2004.
O nadador Gustavo Borges, que na Austrália angariou sua quarta medalha olímpica, é outro que já obteve índice para competir na próxima Olimpíada. Classificou-se nos 100 m livre, em maio, no Troféu Brasil. Um ano após Sydney, não foi bem no Mundial de Fukuoka, no Japão, mas se recuperou em 2002, ficando com a medalha de prata nos 200 m livre no Mundial de Moscou.
"Houve uma queda brusca nos investimentos em esporte olímpico após os Jogos. Só quem estava mais precavido conseguiu se manter competitivo", explicou Borges. (GR)


Texto Anterior: O estourado: Corpo de Quirino não aguentou baque
Próximo Texto: Basquete e hipismo prevêem caminho árduo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.