São Paulo, domingo, 08 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ivanovic confirma favoritismo e 1º título

DA REPORTAGEM LOCAL

Em seu primeiro jogo após garantir a liderança do ranking mundial, Ana Ivanovic, 20, conquistou ontem seu primeiro título de Grand Slam.
"Estou tão feliz que não tenho palavras para descrever", afirmou a sérvia após derrotar a russa Dinara Safina por 6/4 e 6/3 na decisão de Roland Garros. "Vencer um Grand Slam é algo que sonhei desde que era criança", completou.
O Aberto de Paris foi perfeito para Ivanovic, primeira tenista da Sérvia a alcançar o topo do ranking e a conquistar o título de um Grand Slam.
Em sua campanha, cedeu apenas um set -na semifinal diante de sua compatriota Jelena Jankovic, vitória em que garantiu o posto de número um.
"Você trabalha tão duro, fora de quadra, dentro de quadra, coloca tanto esforço nisso. Eu amo o tênis, então isso é a melhor recompensa que posso ter", afirmou Ivanovic, que é orientada pelo técnico Sven Groeneveld, que não trabalha exclusivamente com a sérvia.
Como ela, tem contrato com a Adidas. Quando Ivanovic enfrenta uma rival também patrocinada pela empresa, Groeneveld não pode passar orientações, como ocorreu ontem.
A mesma situação havia acontecido no ano passado, em sua primeira decisão de um grande torneio, a sérvia conseguiu vencer somente três games diante de Justine Henin, que conquistou então seu quarto título em Roland Garros.
Ontem, ela voltou a encontrar Henin na quadra central de Roland Garros, mas agora em uma situação bem diferente.
Aposentada pouco antes do início do torneio francês, a belga entregou os troféus para Ivanovic e Dinara após a final.
"Vê-la entre os espectadores me fez sentir muito, muito bem. Pensei: "Talvez eu possa fazer como ela e ganhar o título"", contou a nova número um. "Foi realmente empolgante quando ela me deu o troféu."
Ivanovic diz que teve longas conversas com Groeneveld para saber como lidar com a condição de número um do mundo e prevê agora uma disputa intensa para manter o posto.
"Estamos todas muito próximas, há muitos torneios e tudo pode mudar rapidamente", disse Ivanovic, a 17ª tenista a ocupar o topo do ranking. "Maria [Sharapova], Jelena, [Svetlana] Kuznetsova e as irmãs Williams [Venus e Serena] vão reagir. O tênis feminino vive uma fase emocionante."
Para a vice-campeã foi um final decepcionante após uma campanha memorável. Safina começou o torneio como 14ª do mundo e venceu três top ten para chegar a sua primeira decisão de Grand Slam.
"Não tinha mais aquele fogo dos outros jogos", disse a russa, que salvou match points em jogos contra as favoritas Sharapova e Elena Dementieva. "Estava cansada, mentalmente e fisicamente. Mesmo que quisesse, meu coração e meu corpo não podiam mais", completou a irmã de Marat Safin.


Texto Anterior: Judô: Time feminino faz último teste pré-Pequim no país
Próximo Texto: NBA: Boston recebe Lakers, e Pierce ainda é dúvida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.