São Paulo, domingo, 08 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Copa-2014 anima pupilos de Dunga

Ex-santistas Diego e Robinho são potenciais candidatos a defender a seleção no Mundial que deve acontecer no Brasil

Jovens talentos, como meia Anderson e zagueiro Alex Silva, mesclam entusiasmo e responsabilidade ao fazer comentários sobre evento


RODRIGO BUENO
ENVIADO ESPECIAL A PUERTO LA CRUZ

Uma geração que começou a ser forjada para a seleção brasileira no Pré-Olímpico de 2004 tenta se firmar com Dunga na seleção principal agora e tende a comandar a equipe nacional na Copa de 2014, que deve acontecer no Brasil.
""Estávamos falando sobre isso [Copa-2014] outro dia aqui na seleção. Nossa geração é felizarda, pois terá a oportunidade de jogar uma Copa do Mundo em casa", falou Diego, com 22 anos hoje e que terá 29 no Mundial que tende a ser realizado no país.
Segundo o meia do Werder Bremen, da Alemanha, que despontou no Santos com Robinho em 2002 no time que ganharia o apelido de "os meninos da Vila", não será um fardo representar o país com a obrigação de vencer de qualquer jeito, ainda mais depois da derrota em 1950.
""Será muito bom participar. Ainda falta algum tempo, mas já dá para planejar, sim. Acredito que estarei bem em 2014", falou o meia, eleito o melhor jogador do campeonato alemão na última temporada.
Robinho, seu amigo desde garoto, assume condição de estrela na Copa América e começa a liderar de fato essa nova geração. O jogador, campeão com o Real Madrid no último campeonato espanhol, completará 30 anos em 2014 e, teoricamente, faria sua despedida de Mundiais em território nacional.
Além dos dois, outros três jogadores que estão sendo bastante aproveitados por Dunga estiveram no Pré-Olímpico do Chile e têm boas possibilidades de estarem na segunda Copa brasileira: o zagueiro Alex e o lateral Maicon têm 25 anos hoje, e o meio-campista Elano está com 26. Pela vitalidade, eles dão pinta que poderão vestir a ""amarelinha" aos 32 e 33 anos, respectivamente.
Maicon deve até ter a concorrência de Daniel Alves, com quem disputa posição na Copa América. O atleta do Sevilla está com 24 anos. Terá 31 anos em 2014, idade inferior à de Cafu quanto este disputou a Copa de 2006 -aos 36 anos.
Anderson, o mais jovem atleta do grupo que joga a Copa América (só 19 anos, 25 em 2014), fala com bastante entusiasmo da possibilidade de disputar o Mundial no próprio país. ""Imagina participar de uma Copa no Brasil. Ficaria muito contente. Seria bom demais", disse o atleta.
Alguns, porém, sabem da responsabilidade que será essa competição. ""Eu acredito que posso jogar em 2010 [na África do Sul], mas em 2014 talvez tenha uma chance melhor. Teremos esse peso de jogar em casa e tentar ganhar o que o Brasil não conseguiu em 1950. Porém temos boa chance de vingar aquela derrota", disse Alex Silva, zagueiro de 21 anos hoje, em referência à vitória uruguaia.
O ""Pirulito", como é apelidado o defensor são-paulino, nem esperava ser convocado para a Copa América, pois trabalhava pensando na Olimpíada do ano que vem, em Pequim.
O Brasil deve ser anunciado pela Fifa como sede da Copa do Mundo de 2014 no fim deste ano. O país é candidato único e basta atender ao caderno de encargos para receber o evento.


Texto Anterior: Botafogo: Dodô é pego em exame antidoping
Próximo Texto: Argentina põe à prova seus 100%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.