São Paulo, domingo, 08 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venus bate surpresa francesa e ganha 4º título de Wimbledon

Americana é a sexta a conquistar o feito e a única que segue em atividade

DA REPORTAGEM LOCAL

A americana Venus Williams derrotou ontem a surpresa francesa Marion Bartoli por 2 a 0 (6/4 e 6/1) e conquistou seu quarto título de Wimbledon.
Com Bartoli ocupando apenas a 19ª posição no ranking, e Venus, a 31ª, a edição 2007 registrou a final com as tenistas com o ranking mais baixo desde que a listagem da WTA (associação que comanda o tênis feminino) foi criada, em 1975.
A própria americana era a tenista com o ranking mais baixo a conquistar o título de Wimbledon. Há dois anos, quando levou o tricampeonato, ela era apenas a 16ª do mundo e derrotou a compatriota Lindsay Davenport, então líder do ranking.
Apesar do mau posicionamento atual no ranking, Venus se tornou a sexta tenista a conquistar o título do mais tradicional torneio do tênis pela quarta vez e é a única em atividade com tal feito no currículo.
A americana também se tornou a primeira campeã a receber o mesmo montante destinado ao campeão. Este é o primeiro ano que Wimbledon oferece a mesma premiação para homens e mulheres.
Williams recebeu US$ 1,41 milhão (cerca de R$ 2,7 milhões) e lembrou de Billie Jean King. "Ela lutou muitos anos por isso e fez muito pelo tênis feminino", afirmou ela.
Venus sofreu com as contusões nos últimos tempos e ficou fora do Aberto da Austrália por um problema no pulso. "Foi um longo caminho de volta, e eu tive algumas derrotas duras, mas aqui eu derrotei algumas das melhores jogadoras do mundo, incluindo a Marion."
Sua adversária na decisão de ontem foi a grande surpresa do tradicional torneio inglês.
A melhor campanha em 22 Grand Slams anteriores de Bartoli havia sido as oitavas-de-final no último Roland Garros. E, antes disso, nunca havia passado sequer da segunda rodada.
Na semifinal, a francesa derrotou, de virada, a líder do ranking, a belga Justine Henin.
Ontem, porém, o saque fez a diferença a favor de Venus, dona de um dos mais potentes serviços do circuito, freqüentemente a mais de 200 km/h.
"Às vezes, doía minha munheca porque a bola vinha muito forte", afirmou Bartoli.
Depois de sua primeira final de Grand Slam, a francesa chorou. "Jogar na quadra central era um sonho para mim."
A francesa, que afirmou ter sido inspirada pela presença do ator Pierce Brosnan no jogo anterior, agradeceu um presente do ator. "Ele me deixou um ramo de flores com uma carta, algo muito, muito bonito."


Texto Anterior: Espionagem: Solução deve sair em 3 semanas
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.