São Paulo, sexta-feira, 08 de julho de 2011

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MOTOR

FÁBIO SEIXAS - fabioseixas.folha@uol.com.br @fabio_seixas

A terceira chance de Frank Williams

A PRIMEIRA CHANCE veio em 1977. Rompido com a turma da Wolf, Frank Williams arregimentou alguns colegas, entre eles Patrick Head, e fundou a Williams Grand Prix Engineering, com o belga Patrick Neve como piloto de um velho March vermelho e patrocínio da cerveja Belle-Vue.
Parecia que daria errado quando a equipe caiu nas graças da família Bin Laden -sim, aquela. O dinheiro saudita jorrou. E deu certo.
Três temporadas depois, a Williams ganhava os Mundiais de Pilotos, com Alan Jones, e de Construtores.
Foi a base para anos e anos de sucesso na F-1: mais seis títulos com pilotos e outros oito entre as escuderias.
A segunda chance veio em 2000. Na inevitável onda das associações entre equipes e grandes montadoras, a Williams seduziu a BMW.
Tinha tudo para dar certo. Mas Frank resistiu às gestões dos bávaros por uma aliança além da parceria técnica. O coração de garagista falou mais alto. E deu tudo errado.
Unidas a grandes fábricas, as rivais dispararam. A Williams estancou e, claro, a BMW foi embora em 2005.
De lá para cá, o máximo que conseguiu foi um quarto lugar em 2007, mesmo assim com 16,2% dos pontos da campeã, a Ferrari.
Hoje, vive o fundo do poço. Na tabela, a Williams só está à frente das três equipes que estrearam no ano passado. (Tais times, não por acaso, estão zerados.) Tem quatro pontos, contra 295 da líder do campeonato, a Red Bull.
Mas veio a terceira chance. No início da semana, a Williams anunciou que utilizará os motores da Renault a partir do ano que vem.
O acordo, porém, é muito mais do que isso.
A Renault deixará de fornecer propulsores para a equipe que batiza (a Lotus preta e dourada) e já elegeu o time de Frank como aquele que receberá, digamos, um carinho especial.
Tem tudo para dar certo.
A ver.

BEM-FEITO
"Silverstone Wing" é o nome do novo prédio no paddock do circuito inglês, que recebe a F-1 no fim de semana. Uma joia.
Veja em bit.ly/motor4

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