São Paulo, Domingo, 08 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL NO MUNDO
Empurra-empurra

RODRIGO BUENO

Nos próximos dois dias, a sede da Fifa, na Suíça, será pequena.
Os responsáveis pelas cinco candidaturas à sede da Copa de 2006 terão 2 horas e 30 minutos para mostrar seus projetos.
Amanhã, África do Sul, Marrocos e Inglaterra, nessa ordem, jogam suas cartas. Na terça-feira, é a vez de Brasil e Alemanha.
O presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, e o secretário-geral da máxima entidade do futebol, Michel Zen-Ruffinen, partidários da candidatura sul-africana, receberão os convidados.
Fala-se em apresentações discretas, mas são esperados grandes nomes da modalidade, como Owen, Klinsmann e Zico, e personalidades mundiais, como Mandela e Tony Blair.
Vale tudo durante a meia hora de apresentação que cada país tem. Na sede da Fifa, serão vistos vídeos, material promocional e coisas do tipo, mas do lado de fora podem aparecer desde carro com a bandeira inglesa até dançarinos africanos.
E, dentro e fora do recinto, estará um batalhão de jornalistas, sedentos por respostas que só sairão em julho do ano que vem.
A Fifa vem procurando adiar a decisão sobre a sede, assim como tem postergado os prazos de entrega dos projetos. Mas não é isso que vai fazer, por exemplo, Blatter deixar de votar na África do Sul -o presidente da Fifa é um dos 24 homens com poder de voto e que já tem bem definido qual é a sua sede favorita.
Nas inspeções que a Fifa irá fazer aos países candidatos, também nada de novo será conhecido. Inglaterra e Alemanha têm infra-estrutura infinitamente superior. Brasileiros e africanos tentarão esconder suas carências. A Fifa verá quase todas e, se preciso, fingirá que não viu.
A única coisa que pode mudar é o quadro político, conturbado com a possibilidade de boicote da Ásia. Os europeus lucram com o quadro atual. E Blatter, como que assustado, passa a elogiar o futuro de Beckenbauer na Fifa, ameaçando os já raros cabelos de Bobby Charlton.


Notas

México-Brasil
A Fifa está feliz porque a Copa das Confederações está justificando o nome. Cinco confederações já tiveram representantes na final (Arábia Saudita, Austrália, Dinamarca, México, Argentina e Brasil). A América do Sul esteve presente em todas as decisões. Só falta a África, "queridinha" de Blatter.

Rivaldo-Litmanen
Quem vai usar a camisa 10 do Barcelona na temporada 1999/ 2000? O técnico Louis van Gaal concedeu a honraria ao finlandês, ex-Ajax. Talvez porque Litmanen seja seu grande amigo. Talvez porque Rivaldo não seja um grande amigo dele. Talvez por ambas as coisas.

Ásia-2002
A federação da Malásia iniciou boicote ao boicote às eliminatórias da Copa. E o Japão, um dos países-sede, está fazendo meio-campo na reconciliação entre os asiáticos e a Fifa.

E-mail: rbueno@folhasp.com.br



Texto Anterior: Juca Kfouri: Quem desmoraliza o Campeonato Brasileiro
Próximo Texto: Tostão: Retrocesso 3
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.