São Paulo, domingo, 08 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O QUE É, O QUE É?

Dragsters têm potência de oito motores de F-1

DA REPORTAGEM LOCAL

Parece ensaiado. E talvez seja. Sempre que alguém da NHRA (liga norte-americana de dragsters) é questionado sobre as particularidades da categoria, a resposta invariavelmente é a mesma.
"Nenhum outro veículo no planeta tem uma arrancada tão rápida. A arrancada de um dragster é mais veloz que a do ônibus espacial ou a de qualquer avião a jato", explicou, por exemplo, Robert Vizcarra, da assessoria de imprensa da NHRA.
Para ter uma idéia, o motor de um dragster tem potência superior aos 6.000 cavalos -os propulsores mais potentes da F-1 atingem os 800 cavalos.
Em somente oito décimos de segundo, os dragsters chegam aos 161 km/h.
Na arrancada, o piloto sofre uma pressão equivalente a cinco vezes a força da gravidade. Tudo isso para que os carros percorram apenas 400 metros, distância das provas -em média, levam 4,6 segundos.
Os eventos são disputados no sistema de eliminatórias, com dois dragsters competindo em cada uma delas.
Para chegar a uma finalíssima da categoria Top Fuel, por exemplo, um piloto de dragster antes precisa derrotar três adversários.
O carro do piloto norte-americano Tony Schumacher, modelo 2001, tem 7,62 m entre os eixos dianteiro e traseiro e pesa 962 kg.
Nos EUA, a primeira corrida de dragster aconteceu há quase 50 anos.
De lá para cá, os carros sofreram grande evolução, tanto em termos de segurança quanto em potência.
No Brasil, de acordo com o regulamento, o Campeonato Nacional de arrancadas é dividido em 17 categorias. (FSX)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: IRL: Castro Neves pode sagrar-se campeão hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.