UOL


São Paulo, segunda-feira, 08 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Eliminatórias da Eurocopa-04 vêem suspeita de suborno, e a Série B do badalado Italiano começa com só quatro times

Corrupção e greve dão o tom na Europa

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O badalado futebol europeu viveu um final de semana de escândalo e vergonha, digno dos piores dirigentes sul-americanos.
As eliminatórias da Eurocopa estão manchadas por denúncia de corrupção. Gregos teriam tentado subornar jogadores e dirigentes da Armênia. A notícia vazou após a vitória fora de casa da Grécia por 1 a 0, resultado que deixou o time grego bem perto da classificação.
A federação armênia de futebol já levou oficialmente o caso à Uefa, entidade que rege o futebol europeu. O jogo, válido pelo Grupo 6, interessava diretamente à Espanha, que não depende mais de suas forças para terminar a chave em primeiro lugar -só os campeões de chave se garantem diretamente no torneio que acontecerá em Portugal no ano que vem.
Segundo o presidente da federação armênia, Rouben Aiparetan, jogadores de sua seleção receberam telefonemas, duas semanas antes da partida, que sugeriram o pagamento de US$ 1 milhão para que a equipe entregasse o jogo.
O contato com os atletas armênios teria sido feito por Ervanda Soukiassian, treinador armênio que trabalha na Grécia. Aiparetan diz ter a gravação de quatro telefonemas com oferta de suborno.
Segundo o dirigente, "Soukiassian tem fama de vender partidas". A revelação fez com que o presidente da federação grega, Vasilis Gagatzis, marcasse para hoje uma coletiva de imprensa.
Na Itália, o escândalo foi outro. A Série B, que foi inchada para 24 equipes, começou ontem oficialmente com apenas quatro times.
Estavam previstos 12 jogos para o final de semana, mas a disposição de alguns clubes de não entrar em campo fez com que só dois jogos acontecessem, ambos quase sem público. Um grupo composto por 19 times foi contrário ao inchaço da disputa e ameaça não jogar o Italiano e a Copa da Itália se a situação não for revista.
Ontem, o endividado Napoli perdeu em casa do Como por 1 a 0. Na outra partida, o Cagliari venceu o Catania por 3 a 0. O Catania foi exatamente o clube que conseguiu no tapetão inchar a segunda divisão do futebol italiano.
Dirigentes italianos estudam punir todos os clubes que não foram a campo. Esses perderiam um ponto. Já no meio de semana, vários jogos da Copa da Itália não aconteceram devido ao protesto da maioria dos clubes da Série B.
Na quarta-feira, ocorre rodada das eliminatórias européias. A Itália, entre outras potências, corre risco. A terceira rodada da Série B italiana também está marcada.



Texto Anterior: O Que ver na TV
Próximo Texto: Stock car: Fotógrafo morre em etapa de Campo Grande
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.