São Paulo, segunda-feira, 08 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fofão diz adeus com vitória e gritos de fica

Jogadora se despede em seu 340º jogo com a camisa da seleção na decisão do Final Four, em Fortaleza, e agora quer ter um filho

DA REPORTAGEM LOCAL

O placar apontava 24 a 17 e ninguém da equipe conseguia esconder a ansiedade para fechar o jogo. Zé Roberto caminhava cabisbaixo de um lado para o outro, nervoso, meio sem saber o que dizer naquele que deveria ser o último pedido de tempo da partida.
Dessa vez, no entanto, não havia o peso de ter de colocar a última bola no chão. A seleção feminina de vôlei estava, sim, emocionada. O último ponto selaria a carreira de Fofão, 38, como levantadora da equipe, após 18 anos e 340 jogos.
Assim que a partida acabou, as jogadoras se reuniram na quadra, jogaram a capitã para o alto e ensaiaram um tímido "Fica, Fofão!", depois ecoado por todo o ginásio. Em seguida, a mais vitoriosa jogadora de vôlei do país recebeu um emocionado abraço de Zé Roberto, único treinador a conquistar o ouro olímpico com as seleções masculina e feminina do Brasil.
Foi o treinador quem transformou a atacante Fofão em levantadora e a ajudou a se destacar no cenário nacional.
"Conheci a Fofão ainda menina. Acompanhei toda sua carreira. Sempre foi uma pessoa com personalidade marcante. Calada, mas em pequenos gestos ela demonstra o que pensa e o que quer. Humilde na dose certa nos seus pensamentos", disse o treinador da seleção.
Na despedida, Fofão conquistou mais um título, do Torneio Final Four, em Fortaleza, ao bater a República Dominicana por 25/21, 25/17 e 25/18.
Entre suas conquistas mais importantes, além do ouro em Pequim, estão os bronzes em Atlanta-1996 e Sydney-2000, duas pratas em Mundiais, além de seis títulos do Grand Prix.
"Durante a final veio toda uma história na cabeça. Comecei a jogar sem pretensão alguma e no meu segundo ano fui convocada para a seleção pelo mesmo técnico que não me chamou para a equipe juvenil. De repente, participei de cinco Olimpíadas. Hoje olho para trás e vejo que tudo valeu a pena", disse Fofão, que agora planeja ter um filho.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.