São Paulo, terça-feira, 08 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Pela terceira vez na carreira, brasileiro joga no piso em que tem 48% de aproveitamento logo após atuação no saibro

Guga testa poder de adaptação ao carpete

MARCELO SAKATE
DA REPORTAGEM LOCAL

O brasileiro Gustavo Kuerten estréia hoje, por volta das 15h30 (de Brasília), no Torneio de Lyon, na França, diante do marroquino Younes El Aynaoui, em um raro teste do seu poder de adaptação ao carpete em quadra coberta.
Guga tem um aproveitamento de vitórias de 48% (12 vitórias em 25 jogos) no piso, índice que bate apenas a performance na grama.
Será a terceira vez que Guga, que manteve a 40ª posição no ranking de entradas divulgado ontem pela ATP, disputará um torneio no carpete logo após ter atuado no saibro -em setembro, enfrentou o Canadá pela Copa Davis, no Rio, na terra batida.
Em 1997, o brasileiro jogou contra a Nova Zelândia no saibro, também pela Davis. Em seguida, perdeu no carpete na estréia da Copa Grand Slam, em Munique.
Dois anos depois, Guga repetiu a experiência pela última vez. Uma semana após a eliminação em Gstaad, ele defendeu o país nas quartas-de-final da Davis, no carpete de Pau, contra a França.
Venceu o primeiro jogo contra Sebastien Grosjean em cinco sets. Porém foi derrotado em três sets nas duplas e na segunda partida individual, diante de Cedric Pioline. E o Brasil foi eliminado.
Ainda em 1999, Kuerten iniciou a temporada européia de carpete em ambiente coberto após três competições na quadra dura e quase dois meses nessa superfície, o que lhe exigiu menor adaptação.
Tal procedimento foi adotado nos dois anos seguintes, quando compromissos pela Davis não o obrigaram a competir no saibro.
Em 2000, Guga atuou na superfície pela última vez em Roland Garros, em junho. No ano passado, a despedida aconteceu um mês mais tarde, em Stuttgart.
Contra Younes El Aynaoui, 18º do mundo, Guga detém uma vitória -ele se enfrentaram uma única vez, em 2001, em Montecarlo.
Já André Sá, que enfrenta Kenneth Carlsen, e Fernando Meligeni, que pega Ievguêni Kafelnikov, devem estrear amanhã em Lyon.


NA TV - Torneio de Lyon, ESPN Brasil, às 16h30



Texto Anterior: Multimídia: Estréia do atacante "assombra" os jornais europeus
Próximo Texto: Vôlei: Seleção de Bernardinho faz contra Itália seu mais difícil mata-mata
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.