São Paulo, domingo, 08 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palmeiras tenta finalizar "maldição"

Time precisa quebrar jejum de 5 anos sem vencer Flamengo no Parque Antarctica para se afastar da zona do descenso

Há quase um mês sem jogar em seu estádio, clube volta em situação bem pior da que vivia quando saiu para excursionar no Nacional

PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Nada poderia ser mais ingrato e irônico para o Palmeiras do que voltar a jogar em sua casa justamente agora e contra o rival que se apresenta.
Quando pisaram no gramado do Parque Antarctica pela última vez, no dia 9 de setembro, para enfrentar um adversário pelo Brasileiro, os jogadores do Palmeiras estavam tranqüilos.
Apesar da goleada sofrida uma semana antes no clássico com o Santos, não havia uma grande pressão sobre o elenco, que ainda se gabava da série invicta recém-interrompida, mas cujos frutos o levava ao direito de sonhar até com luta por vaga na Libertadores.
Pouco menos de um mês e quatro rodadas depois, nada disso vale mais. E, para piorar a situação, o adversário de hoje, o Flamengo, tem se especializado em roubar preciosos pontos dos palmeirenses em momentos cruciais, e dentro dos domínios do clube alviverde.
A última vez que o Palmeiras conseguiu bater o Flamengo no Parque Antarctica em jogos do Nacional foi em 1998 (2 a 1).
No histórico geral do confronto, o triunfo mais recente dos palmeirenses como mandantes é pouco mais recente: 1 a 0 pelo Rio-São Paulo de 2001.
No entanto, os tropeços mais marcantes foram justamente os dois últimos. Nos Brasileiros de 2004 e 2005 o Palmeiras perdeu ambos os jogos que fez em casa contra o Flamengo.
Há dois anos, o 2 a 1 serviu para ajudar a salvar o clube do Rio de uma séria ameaça de queda para a Série B e afastar de vez do Palmeiras o sonho de ser campeão brasileiro logo na primeira temporada depois de amargar a segunda divisão.
No ano passado, o 1 a 0 que o agora encostado Ramirez anotou a favor do Flamengo quebrou uma série de 12 jogos invictos dos palmeirenses, que também já começavam a pensar em lutar pela ponta.
Hoje, com 33 pontos, o Palmeiras faz ainda mais força para quebrar esse pequeno tabu com o incômodo visitante.
"Nosso momento é difícil e temos que vencer qualquer adversário", lembra Francis.
Para o reencontro com sua torcida, e na esperança de derrotar o embalado Flamengo, que vem de goleada (4 a 1) no clássico com o Fluminense, o Palmeiras espera poder contar com Edmundo. Recuperado de dores no ombro, ele deve voltar a jogar depois não enfrentar São Paulo e Grêmio.

NA TV - Palmeiras x Flamengo
Globo (menos para Grande SP) e Record (menos para SP), ao vivo, às 16h

Texto Anterior: Juca Kfouri: Um Santos e Grêmio como poucos
Próximo Texto: entrevista: Em alta, Diego prefere Marcos fora do banco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.