São Paulo, quarta-feira, 08 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Daiane deixa de ser a nº 1 no solo após três anos

CRISTIANO CIPRIANO POMBO
DA REPORTAGEM LOCAL

Daiane dos Santos não é mais a número um do mundo no solo. Pela primeira vez em três anos, a gaúcha não figura na liderança da lista da Federação Internacional de Ginástica.
Após a atualização do ranking com o resultado da Olimpíada de Pequim, a brasileira acabou superada pela romena Sandra Izbasa, atual campeã olímpica e européia do solo.
Daiane tem hoje 377,31 pontos, 50 a mais do que na contagem anterior, devido ao sexto lugar obtido em Pequim-2008. Mas está 7,19 pontos atrás da romena. E 32,44 à frente da chinesa Cheng Fei, que caiu do segundo para o terceiro lugar.
Esta é a segunda vez que Daiane é ultrapassada, após uma Olimpíada, por uma ginasta romena no ranking mundial de solo. Líder depois da conquista do ouro no Mundial de Anaheim-2003 e da série de vitórias na Copa do Mundo, a gaúcha perdeu o posto em 2004 para Catalina Ponor.
Primeira ginasta do Brasil a ocupar a ponta do ranking, Daiane era a número um do mundo no solo desde 22 de maio de 2005, quando triunfou na etapa da Copa do Mundo na França e superou a então líder, a romena Ponor.
Mesmo caindo uma colocação no ranking do aparelho, Daiane, 25, ainda segue como a brasileira mais bem colocada nas listas da FIG. Quem mais se aproxima dela é Jade Barbosa, que figura em sexto lugar no salto e ainda se recupera de lesão no punho direito.
Apesar da queda, a ginasta gaúcha tem praticamente seu lugar assegurado na finalíssima da Copa, em dezembro, em Madri, que reunirá os oito primeiros colocados de cada aparelho.
Nessa competição, ela deverá ter pela frente, além de Izbasa (que, antes da Olimpíada, ocupava a quarta posição no ranking), a norte-americana Shawn Johnson, que pulou do nono para o quinto lugar.
Se o Brasil perdeu o primeiro lugar no ranking feminino, no masculino, Diego Hypólito mantém-se soberano no solo.
Número um do mundo no aparelho, com 555,72 pontos, o ginasta paulista tem 144,66 de vantagem sobre o romeno Marian Dragulescu, que já anunciou a aposentadoria, e 217,36 sobre o chinês Zou Kai.


Texto Anterior: Moda: Ala rival tem dois dentes de ouro
Próximo Texto: Ciclismo: COI adverte que doping pode tirar esporte de Olimpíada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.