São Paulo, quinta-feira, 08 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Time misto faz Santos ganhar e desejar G4

Sem 6 titulares, equipe conta com má fase do ataque rival

DA REPORTAGEM LOCAL

O Santos se reabilitou no Campeonato Brasileiro. Ontem, contra o Sport, em Recife, o time de Vanderlei Luxemburgo conseguiu superar a ausência de seis titulares e voltou a vencer após três partidas.
Animado com o triunfo, os santistas saíram de campo acreditando em uma vaga no G4. "Ainda dá para pensar em Libertadores. Só precisamos ganhar os próximos três jogos", falou o atacante Kléber Pereira.
Com um gol do meia Felipe Azevedo, o Santos chegou aos 39 pontos, na 12ª colocação, mas ainda está longe de uma vaga no grupo que irá à Libertadores. Já o Sport perdeu força na luta contra o descenso. O time continua na vice-lanterna, com apenas 24 pontos.
No duelo de ontem à noite, além de contar com boas defesas do goleiro Felipe, o Santos teve os atacantes do clube pernambucano como aliados.
A defesa santista, que não tinha os laterais Léo e George Lucas e o zagueiro Fabão, mostrou a mesma falta de segurança das duas últimas partidas, quando sofreu seis gols.
Do outro lado, porém, estava o ataque reserva do Sport, formado por Vandinho e Paulinho, que, juntos, perderam quatro chances claras de gol.
A formação inicial santista indicava uma equipe recuada. Escalado com três volantes (Germano, Rodrigo Souto e Pará), o time teria apenas Felipe Azevedo para fazer a ligação com o ataque, onde estavam Neymar e Kléber Pereira.
O que se viu no primeiro tempo, porém, foi exatamente o oposto. Luxemburgo adiantou a marcação e conseguiu anular a saída de bola do Sport. Luciano Henrique e Fininho, que tinham a função de organizar o meio-campo da equipe mandante, eram bem marcados e pouco produziam.
Assim, só no contra-ataque o Sport ameaçava. Um deles propiciou sua primeira chance de gol, aos 6min, quando Luciano Henrique aproveitou o espaço deixado por Triguinho na esquerda, driblou Rodrigo Souto e chutou forte. Felipe fez defesa parcial, mas, na sobra, Paulinho, livre, mandou para fora.
A partir dos 25min, o domínio do Santos ficou evidente. Kléber Pereira passou a sair da área e a ocupar o lugar de Felipe Azevedo, que pegava pouco na bola e se mantinha só na frente.
E foi dessa inversão de papéis que saiu o único gol do jogo. Aos 37min, Kléber Pereira tabelou com Neymar, que foi desarmado. No rebote da zaga, Felipe Azevedo apareceu livre na frente de Magrão e tocou na saída do goleiro para fazer 1 a 0.
O segundo tempo foi marcado por erros de passe. Ajudou ainda para o jogo ficar truncado o fato de Luxemburgo, visando fechar a defesa e manter placar, ter trocado o lateral Luizinho pelo volante Rodrigo Mancha.
A única oportunidade real de gol foi desperdiçada pelo Sport, com Fabiano, aos 47min. O atacante, que entrara havia pouco no jogo, seguiu a sina dos colegas do setor e, na pequena área santista, chutou por cima do travessão a chance do empate.
Na segunda-feira, o Santos pega o Vitória, no Pacaembu.


Texto Anterior: Felipe cobra mais atenção dos colegas
Próximo Texto: Juca Kfouri: Um olhar sobre o ufanismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.