São Paulo, sexta-feira, 08 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

decadência

Aproveitamento do Corinthians despenca no returno, na contramão dos campeões no ponto corrido

DANIEL BRITO
DE SÃO PAULO

O sistema de pontos corridos do Campeonato Brasileiro mostra-se cruel para quem costuma fraquejar no segundo turno, como tem acontecido com o Corinthians.
O time ganhou apenas dois dos últimos 12 pontos que disputou. O último tropeço aconteceu na noite de anteontem, na cidade mineira de Sete Lagoas, para o Atlético-MG com a derrota, de virada, por 2 a 1.
A equipe comandada por Adilson Batista soma apenas 44% de aproveitamento no segundo turno. São 25 pontos percentuais a menos que o desempenho apresentado na primeira metade (69%).
Desde o início da era dos pontos corridos, em 2003, o clube campeão oscilou pouco ou melhorou muito a eficiência no segundo turno.
Quando não conseguiu melhorar o desempenho, caiu, no máximo, cinco pontos percentuais, como ocorreu com o mesmo Corinthians em 2005.
Já na edição 2010 do Brasileiro, os corintianos têm a sorte de atravessarem a má fase do segundo turno juntamente com o Fluminense.
O tricolor do Rio terminou a primeira metade do campeonato na liderança, com 67% de aproveitamento, contra 51% do returno.
Grêmio e Cruzeiro são as equipes que mais cresceram depois da 19ª rodada. Os gaúchos têm incríveis 81% de aproveitamento, ou seja, sete vitórias em nove jogos, mas ainda estão em oitavo.
Os mineiros, que ontem, no Serra Dourada, derrotaram o Goiás (gol contra de Jonílson), registram 74% na segunda metade do torneio.
Os corintianos estão cientes do prejuízo a que estão sujeitos por causa dos tropeços nas últimas rodadas.
"Caímos de rendimento na segunda parte do campeonato, mas não dá para ficar lamentando. Os adversários encostaram, e a disputa ficou aberta", disse o técnico do Corinthians, Adilson Batista, ainda em Minas, após a derrota para o Atlético-MG.
"Temos que ter tranquilidade e força suficiente para os próximos jogos", pediu.
No desembarque dos jogadores em São Paulo, ontem, o zagueiro William, capitão do time, minimizou a má fase.
"A gente tem deixado escapar oportunidades e tem deixado de assumir a liderança. É um período até normal, vamos procurar resolver alguns problemas e voltar a vencer", disse o zagueiro.
Impaciente, o volante Jucilei simplificou o problema. "Para parar de perder pontos, tem que ganhar os jogos", disse em tom irônico.
O Corinthians enfrenta o Atlético-GO, às 16h, de domingo, no Pacaembu. É o terceiro adversário consecutivo que está na parte de baixo da tabela de classificação.
No primeiro turno, os goianos fizeram 3 a 1, no Serra Dourada, na 10ª rodada, e comemoraram o segundo triunfo no torneio até então.


Texto Anterior: Nem ingressos grátis trazem bom público
Próximo Texto: Roberto Carlos diz precisar de descanso
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.