São Paulo, sexta-feira, 08 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Líder tenta reeditar sua série de poles

F-1 Depois de início arrasador, Red Bull está há duas corridas sem celebrar Vettel ou Webber à frente do grid

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A SUZUKA

Apenas duas corridas. Período muito curto para chamar de jejum. Mas, depois de uma fase avassaladora, com 12 das 13 poles em disputa, a Red Bull vem de duas corridas sem ter um de seus dois pilotos na frente do grid.
Na próxima madrugada, às 2h (de Brasília), no treino de classificação do GP do Japão, tentará pôr fim ao jejum.
Na teoria, Suzuka, que recebe a 16ª etapa do Mundial de F-1, parece ser o circuito perfeito. Pelo menos é no que Mark Webber, Sebastian Vettel e seus rivais acreditam.
"É fácil fazer previsões.
Mas, pelo ano passado, será um circuito bom", afirmou Vettel, vencedor em 2009.
"Nosso carro gosta de curvas de média e alta velocidade, mas não adianta só falar."
Já Webber crê que a vantagem da Red Bull para suas concorrentes não é mais a mesma do começo do ano.
"Os carros mudaram bastante desde o meio da temporada. Imagino que tanto Ferrari como McLaren estarão muito rápidas", afirmou o líder do Mundial, que refutou o rótulo de favorito.
"Encaro esta como mais uma corrida. De nada adianta liderar a classificação agora. Tenho que estar na frente no final do ano", completou.
Para seu companheiro de equipe, no entanto, a prova de domingo, cuja largada acontece às 3h (de Brasília), não será apenas mais uma.
Com 21 pontos a menos do que Webber, não pode permitir que ele abra mais vantagem. Vettel é o quarto na tabela. "Na posição em que estou, acabo dependendo também dos resultados dos outros. O que posso fazer é dar meu melhor", disse ele.
Mas, além de bater os rivais para ser pole, a Red Bull pode ter uma complicação. A meteorologia indica que um minitufão deverá passar pelo autódromo amanhã.
"Só espero que seja uma classificação com menos bandeiras vermelhas do que em 2009", falou Vettel, que, apesar de o treino ter sido interrompido três vezes, ficou com a pole no ano passado.
Para Webber, porém, Suzuka teve gosto amargo em 2009. Depois de bater no treino livre da manhã, não participou da classificação e largou dos boxes. Foi 17º.
"Tive sorte em algumas corridas, mas é importante não testá-la o tempo todo.
É como fazer "base jump".
Quanto mais você pula, maior sua chance de dar algo errado", afirmou Webber.


NA TV
Treino do GP do Japão
2h de amanhã Globo




Texto Anterior: Foco: Vizinhos lamentam fim de "camarotes" com transformação em Arena Palestra
Próximo Texto: Bruno Senna vive dia de pop star no Japão
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.