São Paulo, sábado, 08 de outubro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Boxe do Brasil pode ganhar hoje um ouro inédito

DE SÃO PAULO

O Brasil já teve ilustres campeões mundiais de boxe profissional, como Eder Jofre e Acelino Freitas, o Popó. Mas poderá hoje, pela primeira vez, ter um pugilista no topo do pódio de um Mundial amador.
O baiano Éverton Lopes, 23, derrotou ontem o italiano Vincenzo Mangiacapre por 16 a 7 e chegou à final, feito que nenhum outro brasileiro obteve até então.
Lopes, que na adolescência chegou a trabalhar como peão de obras e lavador de carros, enfrentará hoje o ucraniano Denis Berinchyk. As finais do Mundial amador, disputado no Azerbaijão, terão início a partir das 6h (de Brasília).
Há dois anos, Lopes também foi o melhor brasileiro no Mundial de Milão, mas acabou eliminado nas quartas de final. Na ocasião, competia na categoria até 60 kg. Como leve, o baiano conquistou a prata no Pan do Rio de 2007, quando tinha só 18 anos.
Quatro quilos mais pesado, Lopes subiu de categoria e, no Mundial, atua como meio-médio ligeiro.
Outro brasileiro que teve motivo para festejar foi Robson Conceição. Dois dias após ter sua vitória nas quartas de final invalidada, o peso leve "reconquistou" a vaga olímpica.
Ontem, Vasyl Lomachenko, que eliminou o brasileiro após ação de dirigentes ucranianos nos bastidores, bateu Domenico Valentino na semifinal.
Conceição, 22, beneficiou-se da classificação de seu algoz para a final do Mundial e ganhou o passaporte para os Jogos de Londres, em 2012. (MB)

NA TV

Finais do Mundial de boxe amador
6h ESPN e Esporte Interativo



Texto Anterior: Touro
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.