UOL


São Paulo, segunda-feira, 08 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Lista que será anunciada hoje por Ricardo Gomes terá vários atletas com mais de 60 jogos na temporada 2003

Maratona ameaça a seleção sub-23 no Pré-Olímpico

DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil vai tentar uma vaga olímpica com um time extenuado. Na lista que será anunciada hoje pelo técnico Ricardo Gomes para a disputa do Torneio Pré-Olímpico do Chile, em janeiro, estarão alguns dos jogadores que mais atuaram no país em 2003.
Como praticamente não haverá tempo de descanso entre o fim da atual temporada e a disputa por um lugar em Atenas-2004 (o Pré-Olímpico começa no próximo dia 7 de janeiro), o desgaste dos jogadores será ainda maior.
A base da equipe que será anunciada no Rio é formada por jogadores de Cruzeiro e Santos, justamente os dois times mais vitoriosos do país na temporada e que por isso jogaram mais.
O caso santista é ainda mais delicado, já que o clube fez a final do Brasileiro do ano passado, o que encurtou as férias do elenco.
Cinco jogadores santistas devem ser chamados hoje por Ricardo Gomes: Alex, Paulo Almeida, Elano, Diego e Robinho.
Todos disputaram pelo menos 60 jogos oficias na temporada e ainda cumpriram um tortuoso roteiro de viagens.
Só no México, Diego e Robinho estiveram três vezes em 2003. Uma foi pelo Santos, outra para amistoso da seleção principal e mais uma para a disputa da Copa Ouro com a equipe sub-23.
No Cruzeiro, o outro clube que vai formar a base da seleção olímpica, a situação é parecida.
O goleiro Gomes, provável titular de Ricardo Gomes, tem quase 70 partidas disputadas em 2003. Além dele, outros três cruzeirenses podem aparecer na lista de hoje -o zagueiro Edu Dracena, o lateral Maicon e o volante Wendell.
No torneio que será disputado no Chile, cruzeirenses e santistas irão suar bastante, já que o time não deve mesmo contar com jogadores que atuam na Europa -o Milan, por exemplo, diz que não vai liberar Kaká.
Assim, diminuem as opções de Ricardo Gomes, que já mostrou sua preferência pelos jogadores das duas melhores equipes do país atualmente.

Emendando
Além dos atletas de Cruzeiro e Santos, outros dos prováveis escolhidos pelo treinador irão chegar no Chile após uma verdadeira maratona. É o caso, por exemplo, do atacante Nilmar.
O jogador do Inter está hoje nos Emirados Árabes disputando o Mundial sub-20. Se chamado também para a equipe sub-23, irá emendar essa competição com os treinos para o Pré-Olímpico, que devem começar logo após o fim do Brasileiro, no próximo domingo -haverá uma paralisação para as festas de final de ano.
O Pré-Olímpico do Chile oferece apenas duas vagas para os Jogos de Atenas. Na edição passada, o time nacional conseguiu a classificação sem dificuldade, mas teve a vantagem de jogar em casa.


Texto Anterior: Guarani ajuda arqui-rival
Próximo Texto: Competição vai ter ritmo acelerado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.