São Paulo, terça-feira, 08 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arquirrival terá Libertadores sem algozes

DA REPORTAGEM LOCAL

O Corinthians espera muito da Libertadores de 2010, quando tentará inédito título em seu centenário, e, pela ausência de tradicionais algozes, pode festejar muito.
Boca Juniors, Grêmio, Palmeiras e River Plate foram os clubes que já eliminaram o Corinthians em mata-matas da Libertadores. O Palmeiras, que ficou fora da competição anteontem, e o River Plate tiraram os corintianos do nobre torneio duas vezes.
Desde o início da fase de longos mata-matas, no final dos anos 80, o Corinthians disputou seis edições da competição. Caiu diante dos dois maiores clubes argentinos em 1991 (Boca Juniors), 2003 e 2006 (River Plate). E experimentou eliminações caseiras em 1996 (Grêmio), 1999 e 2000 (Palmeiras).
Dentre os brasileiros classificados, o Corinthians já travou duelos e perdeu tanto de Flamengo quanto Internacional pela Libertadores, mas não foram partidas eliminatórias, eram jogos da fase de grupos, que reuniam anteriormente os campeões e os vices de cada país.
O Corinthians viu o Internacional se classificar em 1977, quando dois tropeços inesperados no Equador (1 a 2 ante o El Nacional e o Deportivo Cuenca) deixaram o Corinthians atrás em sua chave até do El Nacional.
Em 1991, o Corinthians empatou com o Flamengo como visitante por 1 a 1 e perdeu por 2 a 0 no Pacaembu, porém conseguiu avançar ao mata-mata como o segundo colocado de seu grupo.
O São Paulo, que nunca cruzou com o Corinthians em Libertadores, jogará sua sétima edição seguida do torneio, a 15ª em toda a história, o que o torna isoladamente o time com mais participações na história da competição -o Palmeiras também poderia completar 15 Libertadores no ano que vem, mas jogará a Copa Sul-Americana.
O Cruzeiro, que atuará na primeira fase da Libertadores, o mata-mata que antecede a fase de grupos, jogará pela 12ª vez o torneio, o que o deixa igual ao Grêmio em participações. O atual vice- -campeão da América também nunca enfrentou o Corinthians em Libertadores.
Para o Flamengo, campeão brasileiro, o torneio terá um duplo tabu. Além de o clube carioca não conquistar a principal taça do continente desde 1981, o time que entra na disputa como campeão brasileiro não consegue o título desde 1998. Na ocasião, o Vasco venceu o torneio.
Numa edição sem os principais clubes da Argentina, o favoritismo dos clubes brasileiros aumenta na Libertadores, que viu só dois títulos do país nesta década -em 2005, com o São Paulo, e em 2006, com o Internacional.
Dentre os brasileiros na disputa, só o Corinthians não conquistou a Libertadores.


Texto Anterior: Agenda: Clube volta ao batente no dia 5 de janeiro e segue para Atibaia
Próximo Texto: Fla ignora novo "chefe" para manter Andrade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.