São Paulo, quinta-feira, 09 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Clube contrata técnico que ganhou brasileiro com o Atlético-PR, em 2001

Corinthians terá Geninho no lugar de tetracampeão

EDUARDO ARRUDA
DA REPORTAGEM LOCAL
FERNANDO MELLO
DO PAINEL FC

Um dia depois de perder Carlos Alberto Parreira para a CBF, o Corinthians acertou a contratação de Geninho, 54, para comandar a equipe no Campeonato Paulista, no Nacional e na Libertadores.
O treinador, que dirigiu a equipe do Atlético-MG no Brasileiro do ano passado, será apresentado amanhã, no Parque São Jorge.
Campeão nacional com o Atlético-PR em 2001, Geninho terá que trabalhar com a comissão técnica deixada por Parreira. Terá como companheiros o preparador físico Moracy Sant'Anna e o preparador de goleiros Solitinho.
Oficialmente, o clube não quis confirmar o acerto. "Só vamos falar do novo técnico na sexta", disse o vice Antonio Roque Citadini.
A Folha apurou que o acordo, acertado ontem em almoço entre o treinador e Citadini, em princípio, durará um ano. A assinatura do contrato acontece amanhã.
A data da apresentação foi definida pelo próprio Geninho, que pediu dois dias para comunicar seu desligamento do clube mineiro. Até ontem, o Atlético-MG não havia sido informado oficialmente do acerto com o Corinthians.
Em Belo Horizonte, o presidente do clube mineiro, Ricardo Guimarães, disse que acreditava na "palavra" de Geninho de que o técnico permaneceria no Atlético pelo menos até dezembro.
Os atleticanos reservadamente afirmam que se sentem traídos pelo treinador porque o mantiveram empregado mesmo após a humilhante derrota para o próprio Corinthians, no primeiro mata-mata do Campeonato Brasileiro-2002 -6 a 2, em pleno Mineirão, e 2 a 1, no Morumbi.
Com o aviso de Parreira anteontem de que iria comandar a seleção brasileira, o Corinthians logo saiu à procura de um novo treinador. Alguns nomes foram colocados em discussão pela cúpula corintiana, como o de Tite, do Grêmio, mas venceu o de Geninho.
Um dos fatores para a escolha do ex-técnico do Santos foi o fato de que Geninho não terá que pagar multa para rescindir seu contrato com o clube mineiro.
O salário do técnico deve ser equivalente ao que Parreira recebia -cerca de R$ 90 mil mensais.
Mesmo antes de saber do acordo, o novo técnico da seleção rasgava elogios em relação ao sucessor. "O Geninho é um grande treinador, equilibrado. Vai encontrar no Corinthians um grupo de jogadores maravilhoso."
Hoje, o tetracampeão vai ao Parque São Jorge para se despedir oficialmente de seus atletas e do clube em que conquistou a Copa do Brasil e o Rio-SP em 2002.
Com a chegada do novo treinador, o Corinthians deve, enfim, acertar a contratação de alguns reforços. Até agora apenas o zagueiro Capone, que estava no futebol turco, foi contratado.
As prioridades da diretoria são um volante, um meia e um atacante. A cúpula também afirma que fará força para manter no Parque São Jorge o pentacampeão Vampeta -que, com os direitos federativos nas mãos do Flamengo, não aceitou proposta para jogar no Cruzeiro.
Ontem, os jogadores corintianos elogiaram a escolha do novo técnico. "O Geninho é um grande treinador e passou por várias grandes equipes brasileiras", afirmou o zagueiro Fábio Luciano, capitão da equipe paulista.


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Quem é Geninho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.