São Paulo, domingo, 09 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOXE

Se cair hoje no ABC em "amistoso", brasileiro perde o cinturão, diz promotor

Sertão põe a carreira em risco na 1ª luta no topo

EDUARDO OHATA
DO PAINEL FC

Valdemir Pereira, o Sertão, 31, campeão dos penas (limite de 57,1 kg) da Federação Internacional de Boxe, faz hoje, às 22h, em São Caetano do Sul, sua primeira luta desde que ganhou o cinturão. Será uma luta não-válida pelo título.
O adversário será Yuri Romanovich, o que irritou seu promotor, Arthur Pelullo. O americano indicou que um rival perigoso como o russo pode pôr em risco a primeira defesa de título de Sertão, em 13 de maio, contra o inglês Esham Pickering, nos EUA.
Também avisou Servílio de Oliveira, manager de Sertão, por e-mail, que a FIB informou que, em caso de derrota hoje, Sertão perderá seu cinturão. O combate será acima da categoria dos penas e em dez assaltos, o que o descaracteriza como uma defesa de título.
"Espero que você reconsidere a realização do combate do fim de semana. Se ele [Sertão] perder, sofrer corte ou lesão, perderá a oportunidade de lutar em 13 de maio [para uma audiência que inclui executivos da rede de TV a cabo HBO]", apelou Pelullo, ao verificar que o currículo de Romanovich, 21, aponta 16 vitórias, 13 delas obtidas por nocaute, e duas derrotas. Ele preocupa-se pelo fato de o cartel indicar que o russo é um grande pegador.
"O Sertão está invicto, e o russo tem duas derrotas. Ele [Sertão] tem obrigação de vencer. Quero que meu lutador enfrente apenas rivais que acrescentem, não oponentes que vêm para perder", argumentou Servílio, que foi medalha de bronze na Olimpíada-68.
"É só ver os cartéis deles para perceber que Sertão enfrentou lutadores melhores do que aqueles que o russo pegou", completou.
Em outra oportunidade, a Banner, firma promotora de Sertão, já havia ficado preocupada com uma luta do brasileiro. Foi em seu último combate antes de disputar o título vago, quando superou Victor Hugo Paz, que à época tinha mais de cem lutas. A Banner ficara impressionada com a experiência do veterano argentino.
"Se não achasse que ia ganhar, nem lutaria. Não estou intimidado pelo fato de ele ser campeão", declarou Romanovich. "Quanto à estratégia, vou decidir quando vir o que ele fará no ringue."
Sertão tem 23 vitórias, 15 por nocaute, e conquistou o título, que estava vago, ao superar o tailandês Fahprakorb Rakkiatgym, por pontos, em 20 de janeiro.

NA TV - Rede TV!, ao vivo, a partir das 22h


Texto Anterior: Futebol: Ronaldo marca 100º gol, mas sai com dores
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.