São Paulo, domingo, 09 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NATAÇÃO

Brasileiro leva bronze no Mundial e tem 1º derrota em 10 provas

Kaio Márcio perde invencibilidade

DA REPORTAGEM LOCAL

Kaio Márcio ficou fora do topo pódio ontem pela primeira vez após passar 10 provas seguidas sem perder em eventos internacionais em piscina curta (25 m).
Campeão dos 100 m borboleta, na quinta, no Mundial de Xangai, o brasileiro ganhou o bronze nos 50 m borboleta, distância em que é recordista mundial.
Numa prova muito disputada, Kaio marcou 23s07 e ficou atrás do ucraniano Sergiy Breus, com 23s06, prata, e do australiano Matthew Welsh, ouro com 23s05.
No pódio, era visível a decepção do brasileiro, que tentou explicar o resultado. "A diferença foi muito pequena. A prova de 50 m é a mais imprevisível de todas. O importante foi estar no pódio."
O Brasil não consegue dois ouros em um Mundial em piscina curta desde 1995, no Rio. Na época, a seleção contava com Gustavo Borges e Fernando Scherer.
É, também, a 20ª vez na história que um nadador do país sobe ao pódio em torneios do gênero, que não costumam reunir os principais astros da natação.
Nos Mundiais em piscina longa (50 m), campeonatos muito mais badalados, o país não ganha medalhas desde 1994.
Para Kaio, 21, o bronze significa também a perda de uma hegemonia na prova. Na recém-encerrada Copa do Mundo, ele ganhou oito ouros na distância. Mais: em 17 de dezembro do ano passado, bateu o recorde mundial, com 22s60.
O brasileiro volta à piscina hoje para nadar os 200 m borboleta.
Apesar dos bons resultados na China, o técnico Leodegário Arruda sabe que as performances do pupilo significam só o início da preparação para enfrentar a elite.
"Estamos adorando todo o sucesso, mas somos conscientes. A prova de 50 m borboleta não está no programa de Pequim [Olimpíada de 2008]. Já voltados para os 200 m. A vitória nos 100 m foi importantíssima, pois esta sim é uma prova olímpica."

Na TV - Sportv, ao vivo, a partir das 8h


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.