São Paulo, quarta-feira, 09 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em alta, Santos tenta avançar na Libertadores

Com rendimento ascendente mês a mês, santistas só precisam de empate diante do Chivas para obterem vaga na segunda fase

DA REPORTAGEM LOCAL

Após um início de temporada marcado por derrotas e crises, o Santos chega em ascensão à disputa pela vaga na segunda fase da Taça Libertadores. O time enfrenta o Chivas Guadalajara, no México, na quinta partida da fase de grupos.
Em segundo no Grupo 6, com sete pontos, os santistas só precisam de um empate para ir às oitavas. É que o Cúcuta Deportivo venceu o boliviano San José, ontem, por 4 a 2. Assim, em caso de empate, o Santos não poderá mais ser alcançado por bolivianos e mexicanos.
A julgar pelas suas últimas atuações, o Santos tem boas chances de conseguir seu objetivo. A última derrota foi no dia 19 de março, contra o San José.
Neste mês, o time obteve 70,4% dos pontos disputados. Quase o triplo do percentual ganho do início da temporada.
Em janeiro, a equipe conseguiu 26,7% dos pontos. Chegou a estar na zona de rebaixamento do Campeonato Paulista.
Com reforços estrangeiros -entre eles o meia Molina -, o técnico Emerson Leão começou a ter mais armas. Deixou de lado alguns atletas, como Thiago Luís, Evaldo e Alemão, e passou a formar uma base.
Em fevereiro, já teve uma evolução: ganhou 38,1% dos pontos. Um dos motivos foi a melhora da defesa. O setor, que sofria 1,4 gol por partida, passou a levar 1,1 gol naquele mês.
O patamar atingido em março foi acompanhado por evolução da defesa, que, no período, sofreu somente 0,9 gol.
A média de gols do ataque dobrou de janeiro para fevereiro, passando de 0,8 gol por jogo para 1,7 gol. Houve queda em março para 1,3 gol.
Em abril, foram apenas dois jogos. Um deles foi o 7 a 0 sobre o San José. O outro foi o empate com a Ponte Preta, com o time reserva, no Paulista.
Além da ascensão, o Santos terá Pelé, maior símbolo do clube, e herói em Guadalajara. Explica-se: foi na cidade que o jogador protagonizou boa parte da campanha do tricampeonato da seleção, em 1970.
Ele assistirá ao jogo no estádio Jalisco a convite de um patrocinador. Receberá uma homenagem durante a partida.
A dificuldade será o Chivas, que é último do grupo com três pontos. O time terá uma formação ofensiva, com três atacantes, para vencer os brasileiros.
"Vai ser um jogo difícil. Eles precisam do resultado e estão jogando em seu estádio, com o apoio de sua torcida. Em todo jogo na Libertadores da América, é preciso atenção e agora não será diferente", afirmou o meia Molina, ao site do Santos.
A partida teve seu horário alterado pela Conmebol, na terça-feira. Passou das 18h50 para as 19h50 (horário local) e das 20h50 para as 21h50 (no Brasil). Assim, encaixou-se na grade de programação da Globo.


NA TV - Chivas x Santos
Globo (para SP) e Sportv2, às 21h50


Texto Anterior: Rebeldia dizima o São Paulo no Chile
Próximo Texto: Flamengo: Time enfrenta altitude em jogo decisivo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.