São Paulo, quinta-feira, 09 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Julgamento de Castro Neves chega à fase final

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de 37 dias de depoimentos, os advogados de defesa e acusação dão início hoje às deliberações finais no julgamento de Hélio Castro Neves.
Esse é o último passo antes que os 12 jurados do caso se reúnam para dar o veredicto no caso do piloto brasileiro, acusado de evasão fiscal nos EUA.
Estima-se que esse processo, que começa às 9h em Miami (10h de Brasília), só termine amanhã. Depois disso, o júri só irá se pronunciar quando chegar a uma decisão unânime.
Depois dessa definição, caso Castro Neves seja considerado culpado, o juiz Donald Graham vai então marcar uma data para pronunciar sua sentença.
Além do piloto, estão sendo julgados também sua irmã, Katiucia, e seu ex-advogado, Alan Miller, acusados de cúmplices.
Morador de Miami desde 1997, Castro Neves, 33, que possui residência americana, é acusado de fraudar o governo dos EUA em US$ 5,5 milhões em impostos, além de outros seis crimes de evasão fiscal entre os anos de 1999 e 2004.
De acordo com o IRS (Internal Revenue Service, o equivalente à Receita Federal no Brasil), o bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis deve mais de US$ 2,3 milhões em impostos referentes a esse período.
Os advogados de defesa alegam que Castro Neves não cometeu nenhum crime e que ele pagará os impostos em maio.
Se for considerado culpado em todas as acusações, o piloto pode ser condenado a 35 anos de detenção -cinco pela tentativa de fraude e cinco para cada ano de evasão fiscal.
Castro Neves está afastado das pistas temporariamente. No domingo, ele não participou da etapa de abertura da Indy.
O Ministério Público Federal em São Paulo também já abriu uma investigação para saber se o piloto cometeu crime de evasão de divisas no Brasil.


Texto Anterior: Milagre: Técnico do Liverpool ainda crê em uma reviravolta em Londres
Próximo Texto: Doping: Fifa cria lista de "suspeitos" para antidoping
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.