São Paulo, sábado, 09 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Rigorosamente iguais

Apenas 4 amarelos diferenciam Linense e Ituano, mas os dois times prometem não aliviar

MARCEL MERGUIZO
DE SÃO PAULO

A duas rodadas do fim da fase de classificação do Campeonato Paulista, quatro cartões amarelos rebaixariam um clube para a Série B em 2012, salvando outro.
Linense e Ituano estão rigorosamente iguais em todos critérios de desempate, exceto no número de cartões amarelos -o penúltimo item previsto no regulamento, antes somente do sorteio.
Esse placar de 34 a 38 para o time de Lins garante a 16ª posição na tabela, ante a 17ª do Ituano. Ambos receberam dois cartões vermelhos na competição até agora.
O panorama para os dois últimos jogos, porém, não faz com que os treinadores das equipes de Lins e Itu peçam para que os seus jogadores aliviem nas faltas, com a intenção de evitar os cartões.
"É uma guerra, e não vou economizar munição", disse Pintado, técnico do Linense.
"São duas partidas decisivas, não vou pedir para aliviarem", afirmou o ex-volante, campeão mundial e da Libertadores pelo São Paulo.
O critério dos cartões amarelos recebidos é necessário neste desempate porque o Ituano, além de ter perdido para o Oeste na última rodada, tomou seus dois primeiros vermelhos no campeonato naquela partida, justamente após o treinador exigir "uma marcação mais firme".
"Cobramos nossos atletas pois tomamos poucos cartões. Somos duros sem ser desleais. Poderíamos tomar mais cartões", disse o técnico Ruy Scarpino, depois do resultado que colocou sua equipe na zona da degola.
O discurso do treinador se explica porque o Ituano tem a segunda menor média de faltas deste Estadual, de acordo com os números do Datafolha, com 13,8 infrações por jogo. O Linense tem a quinta menor média (15,1).
"Os cartões que tomamos foram necessários, não foi por tirar a camisa, por exemplo. Não vou culpar um jogador. Fundamental é ganhar, não deixar de tomar cartão. Se tiver essa preocupação, você deixa o adversário jogar e acaba tomando gol", afirmou o técnico do Ituano.
Apenas quatro equipes receberam menos cartões amarelos do que o Linense no Paulista. E o Ituano é o décimo da lista dos amarelados.
"Quem faz mais faltas, muitas vezes, é quem ganha os jogos. Eu mesmo já fiz esse levantamento", afirmou o técnico Pintado.
O time mais faltoso da competição, no entanto, é o Bragantino, 13º colocado na tabela. Já o que menos comete faltas, o Paulista, está em oitavo e hoje seria o último classificado para as quartas de final do campeonato.
Amanhã, o Linense enfrenta a equipe de Bragança Paulista, em casa. Na próxima semana, pega o São Caetano (nono colocado), fora.
O Ituano encara hoje o Mirassol (sétimo), fora de casa, e, na última rodada, recebe o Noroeste (15º lugar).


Texto Anterior: Natação: Cesar Cielo nada os 50 m livre em Michigan
Próximo Texto: Um ponto separa lanterna da elite
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.