UOL


São Paulo, sexta-feira, 09 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOXE

O incoerente Popó

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem é hoje a figura mais contraditória do pugilismo?
O americano Oscar de la Hoya leva o prêmio nesse quesito.
Mas o brasileiro Popó não deixa de ser um bom candidato.
Esta semana, o lutador voltou às manchetes com a notícia de que se separou da mulher, Eliana.
Membros de sua equipe argumentaram que não tem nada a ver explorar sua vida pessoal.
Porém o fato é que foi Eliana o catalisador de uma mudança radical na carreira do baiano.
Foi Eliana que o fez abandonar o time antigo, a Oficina de Idéias, a quem Popó agora processa.
Assim, o treinador Luís Carlos Dórea foi trocado pelo porto-riquenho Oscar Suarez e o americano Arthur Pelullo passou a ter mais influência em sua carreira.
A reação geral de quem conversou anteontem comigo foi: "Nossa, Popó está se separando? O que vai ser dele sem essa mulher?".
O caso é que, anteontem, Popó afirmou a esta coluna que as respostas que apareceram no texto do Uol, que revelou que está separado de Eliana, teriam sido retiradas do contexto. Membros de sua equipe afirmaram que não ele queria falar sobre o assunto, mas o repórter insistiu no tema.
"A gente não está se separando judicialmente. O que eu falei é que demos um tempo para nós mesmos, profissionalmente. Ela deixou muitas das coisas dela de lado por minha causa, por causa de minha carreira. Esta viagem que está fazendo à Espanha e Inglaterra para aprender línguas era algo que queria há um bom tempo. Nos falamos por telefone ainda esta semana", declarou.
Como não participei da tal conversa entre Popó e o repórter, não sei o que realmente aconteceu.
Assim como não dá para saber o que passa por sua cabeça, como pude comprovar no passado.
Pouco antes de ganhar o título da OMB, em 1999, Popó disse que seu time anterior o explorava. Depois negou as acusações e passou a defender a Oficina de Idéias. Depois, processou sua equipe.
Nesse meio tempo, prometeu colaborar com algumas matérias investigativas, porém posteriormente se tornou incomunicável.
Há pouco, declarou, com todas as letras, se naturalizar americano. Até informou que tinha gente cuidando da papelada. Depois, disse ter sido mal-interpretado.
Para aqueles que estão contando, as suas declarações já criaram confusão com relação à sua carreira, cidadania e vida pessoal.
Alguns colegas até acreditam que o lançamento de tais factóides faria parte de estratégia para ganhar mais espaço na mídia.
Para eles, um episódio como esse último tem o potencial para gerar vários episódios: "o rompimento". "Coitado de mim". "A negação do divórcio". "A reconciliação". E, por fim, "o retorno".
Não creio que seja esse o caso.
Voltando ao que ocorreu esta semana, fiquei espantado ao saber da separação -em março o casal falava em ter bebê em 2004.
Considerando esse cenário, e se a proporção do caso é realmente tão grande quanto o inicialmente divulgado, o problema talvez não seja Eliana em si, mas algo ligado a ela... Mas o único que pode responder isso é o próprio Popó.

Brasil 1
Na quinta-feira, a Paulibox se tornará a Federação de Boxe do Estado de São Paulo, reconhecida pela Confederação Brasileira de Boxe.

Brasil 2
O folclórico pernambucano "Todo Duro" Torres, supermédio, que estava desaparecido, volta hoje (infelizmente), contra o meio-médio-ligeiro baiano Kelson Pinto, segundo da OMB. Qual o sentido disso?

Brasil 3
A BandSports exibe hoje, às 20h, VT do desafio Brasil x Cuba (B).

Brasil 4
Informações sobre o curso de árbitros da CBB: 0xx11/3051-4480.

E-mail eohata@folhasp.com.br


Texto Anterior: Basquete: Pela 1ª vez, brasileiro joga finais da Euroliga
Próximo Texto: Futebol - José Roberto Torero: Fábio Costa, herói
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.