São Paulo, sexta-feira, 09 de maio de 2008

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Série B dobra com Corinthians

Segundona, que começa hoje, valerá até R$ 40 milhões, crescimento de mais de 100% sobre 2007

Descenso de corintianos eleva cotas da televisão e acordos comerciais, além de ajudar até rivais na busca por mais verba de patrocínio

RODRIGO MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Turbinado pelo rebaixamento do Corinthians, o Brasileiro da Série B ficou mais valioso, ganhou visibilidade e amealhou parceiros mais fortes. Até uma evolução técnica, por conta com crescimento de investimento, é prevista por cartolas dos clubes na competição, que começa hoje com quatro jogos.
No aspecto financeiro, o campeonato mais do que dobrou de valor em relação ao ano passado. Em 2007, o total de arrecadação ficou em torno de R$ 17 milhões. Para este ano, o valor vai bater os R$ 40 milhões.
O Corinthians, óbvio, ficará com uma fatia maior: ganhará R$ 5 milhões extras da TV. Mas os outros 19 clubes viram suas rendas triplicarem na competição: saíram de R$ 300 mil e chegarão a R$ 1 milhão.
A TV representou o principal salto nas receitas da competição. A Globo -que já tinha os direitos de transmissão, mas não os usava na TV aberta -renegociou os valores para cima. Juntamente com a Rede TV, pagará R$ 22 milhões.
Um avanço ainda maior ocorre com as placas publicitárias. Atingiram valor entre R$ 12 milhões e R$ 15 milhões -antes ficavam em R$ 4 milhões. Neste caso, saíram patrocinadores como Fatal Surfe e Companhia do Terno para a entrada de Itaú e Wisard.
Ainda houve um acordo com a Schincariol para venda de bebidas com exclusividade em estádios de 15 clubes: gira entre R$ 4,5 milhões e R$ 6 milhões. E ainda há o valor pago pela Penalty, R$ 300 mil, pela bola.
"Desde 2 de dezembro [data da queda do Corinthians] que a Série B está em ebulição. Quando acaba a Libertadores e o Estadual, só falam nisso", explicou o presidente da FBA (Futebol Brasil Associados), José Neves, que negocia os contratos da competição.
Esse aumento dos valores é reflexo da maior visibilidade, principalmente na TV Globo. No primeiro turno, 15 jogos do Corinthians serão transmitidos na TV aberta, aos sábados.
As partidas fora da capital de São Paulo terão transmissão para todo o Estado pela Globo, o que nunca ocorreu em fase classificatória da Série B. Exceção, por se tratar da estréia, Corinthians x CRB, amanhã, será mostrado para a capital. E a Globo ainda exibirá jogos corintianos em outros Estados.
"É um contrato diferente, que nos permitiu isso [passar vários jogos]. Evidentemente que há o interesse pelo Corinthians. Mas os valores das placas subiram pela Globo", contou o executivo da Globo Esporte Marcelo Campos Pinto. "Se fosse Palmeiras ou São Paulo, talvez transmitíssemos."
A Rede TV também transmitirá jogos do time paulista: algumas partidas em São Paulo, para outros Estados. Quando o Palmeiras estava na Série B, poucos jogos tiveram Globo.
Adversários diretos do Corinthians na ascensão à Série A, usaram a presença do time na Segundona para alavancar receitas. "Temos passado a todos os investidores que haverá uma maior visibilidade. Não há como negar que é por causa do Corinthians. Isso está ajudando", contou o presidente do Juventude, Sergio Florian.
Mesma tática usou o Paraná, que caiu com os corintianos e havia perdido patrocínios.
"A exposição é muito grande. Se caísse o Goiás, seria bem diferente", explicou o presidente do Paraná, Aurival Correa.
Mas alguns clubes ainda reclamam que os valores poderiam ser ainda mais altos. "Se a FBA e o Corinthians se unissem, a competição chegava a R$ 70 milhões ou R$ 80 milhões", avaliou o presidente do Bragantino, Marquinhos Chedid.


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