São Paulo, sábado, 09 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MOTOR

Dia da verdade


Grid da Espanha, sem truques ou cartas na manga, dirá muito sobre a relação de forças na 2ª fase do Mundial

FÁBIO SEIXAS
EDITOR-ADJUNTO DE ESPORTE

NOVE DE maio é o Dia da Europa, informa a agenda de papel que comprei no começo do ano e que, como acontece há algum tempo, tenho a certeza de que será a última de uma longa série.
Não imagino o motivo para a celebração, que até guarda algum paralelo com a F-1 e seu primeiro grid europeu da temporada. Na agenda da categoria, porém, o 9 de maio de 2009 tem outro significado. É a segunda data mais importante do ano, só atrás do dia da decisão do título, que ainda não imaginamos quando.
Será no treino oficial de hoje, sem truques ou cartas na manga, que a categoria conhecerá sua face para o segundo estágio do campeonato, que irá da Espanha até a Hungria, quando então haverá um intervalo de um mês até Valência. Até lá, com apenas duas semanas entre um GP e outro e com a proibição de testes, a relação de forças entre as equipes não deve ser (muito) alterada. Não a ponto de afetar a luta pelo Mundial.
"Mas agora também não foram duas semanas?", alguém há de perguntar. Sim, foram. Mas havia uma questão logística. Como as quatro primeiras corridas aconteceram longe da Europa, os times guardaram para a Espanha as primeiras grandes evoluções de seus modelos.
E se não deu para tirar conclusões dos treinos de ontem, foi possível, ao menos, suspeitar que muita gente escondeu o jogo. Massa admitiu que estava com o carro pesado. A Brawn, palpitou Nelsinho, pode ter reduzido os giros. "Talvez estejam andando com muita gasolina, para amanhã surgirem como rivais", disse Barrichello, de Ferrari e McLaren.
Fato é que essas duas equipes, como a Renault, ainda têm crédito pelo que fizeram nos últimos anos e, principalmente, pelo dinheiro em caixa e pela capacidade técnica de seu pessoal. Assim, à exceção de Force India, Toro Rosso, Williams e BMW, todas as equipes são ainda candidatas a fazerem o campeão.
Pelo menos até as 10h de hoje, quando acaba o treino oficial. Quem fracassar pode começar a dar adeus ao grupo. Pode começar a pensar em 2010. Pode abrir a agenda, checar o dia de amanhã e pedir o colo da mãe.

DIA DO POLE
Se a chuva permitir, sai hoje o pole position das 500 Milhas. A turma andou muito próxima nos dois treinos livres, mas um piloto apareceu com certa robustez lá na frente: Castro Neves, que tem uma espécie de relação mágica com o Indianapolis Motor Speedway. Será?

DIA NA ESCOLA
A GP2 inicia a temporada às 11h (de Brasília), com Sportv, tendo Romain Grosjean na pole e Lucas di Grassi em segundo. Os dois, de olho numa vaga na Renault em 2010 (ou 2009), devem ser os duelistas pelo título. Outros três brasileiros alinham em Barcelona: Diego Nunes, Alberto Valério e Luiz Razia.

fabio.seixas@grupofolha.com.br


Texto Anterior: Líder: Brawn espera decisão de Barrichello
Próximo Texto: José Geraldo Couto: O maior espetáculo da terra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.