São Paulo, domingo, 09 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TOSTÃO

Pior é o técnico confuso


Dunga diz que não haverá surpresas na convocação. Outros, que sempre há, no mínimo, uma novidade. Qual?

HOJE, VOU especular, tentar descobrir quem serão os 23 jogadores que irão ao Mundial na África do Sul e o que se passa na alma de Dunga. É muito difícil. Não compreendo nem minha alma, ainda mais a de Dunga.
Vou me basear em suas convocações, em seu pragmatismo e em sua tão elogiada coerência. Nem sempre a coerência é uma virtude. "Coerente é o sujeito que nunca teve outra ideia." (Millôr Fernandes)
Para o gol, seriam Júlio César, Doni (acredite, se quiser) e Victor. Nas laterais, Maicon, Daniel Alves, Michel Bastos e Gilberto. Na zaga, Lúcio, Juan, Luisão e Thiago Silva. No meio, Gilberto Silva, Felipe Melo, Josué, Kleberson, Elano e Ramires. Kaká e Júlio Baptista seriam os meias de ligação e, na frente, Robinho, Luis Fabiano, Nilmar e Adriano. Nenhuma surpresa. Os outros sete de sobreaviso seriam Gomes, Alex (Chelsea), Leonardo Moura, André Santos, Lucas, Diego Tardelli e Grafite.
Nos meus 23 preferidos, entrariam o goleiro Fábio, Marcelo, André Santos, Zé Roberto (da Copa de 2006), Ronaldinho, Ganso e Diego Tardelli. Sairiam Doni, Gilberto, Michel Bastos, Kleberson, Ramires, Júlio Baptista e Nilmar. Seriam sete mudanças. Para completar os 30: Gomes, Jonathan, Michel Bastos, Lucas, Alex (Chelsea), Alex (Fenerbahce) e Neymar. E ainda sobrariam Nilmar e Grafite.
Em meu time titular, Marcelo entraria no lugar de Gilberto ou de Michel Bastos, Daniel Alves, no de Elano, e Zé Roberto, no de Felipe Melo. Ganso seria o primeiro reserva de Kaká, e Ronaldinho, o de Robinho. Ganso (ou Ronaldinho) substituiria Elano, se fosse necessário mudar o esquema tático.
Gilberto Silva, Felipe Melo, Josué e Elano são apenas bons jogadores, comuns, mas não há outros melhores em suas posições, com exceção de Zé Roberto, que continua jogando muito bem.
Se Fábio jogasse no Tottenham, time de Gomes, na Roma, equipe de Doni, ou no Porto, time de Helton (outro cotado), muitos pediriam sua convocação. O Cruzeiro não é pior que nenhum desses times.
Ronaldinho continua jogando bem e dando os mesmos passes espetaculares de quando pediam sua convocação. O Milan é que não o ajuda. Mas, como todos pedem Ganso e Neymar, esquecem Ronaldinho. Querem ainda que Ronaldinho jogue como em seus melhores dias no Barcelona. Isso nunca mais vai acontecer.
No mesmo raciocínio, criticam Robinho para elogiar Ganso e Neymar. Os três são excepcionais e decisivos para o Santos. Robinho é um dos jogadores mais importantes da seleção brasileira. Ataca e ainda volta para marcar pela esquerda. Dunga adora isso.
Se minha seleção treinasse e jogasse várias partidas, eu certamente perceberia coisas novas e mudaria alguns jogadores. Por isso, discordo, mas entendo algumas preferências de Dunga.
Compreendo ainda a relutância de Dunga para convocar um jogador que nunca foi chamado. Para ele, seria trair seus princípios, sua cara, sua alma e sua coerência. Sua cara está colada na alma. Se tentar separá-las, rasga. Pior que ter um técnico rígido e teimoso é ter um técnico confuso, que não sabe o que quer, um ""Maria vai com as outras".


Texto Anterior: Brucutu: "Perna grossa" foi obstáculo
Próximo Texto: Foco: Na escola, nunca faltava e era melhor em artes do que em educação física
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.