São Paulo, sexta-feira, 09 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Memória

Holanda-74 deu à tática novo status

DA REPORTAGEM LOCAL

A Holanda, na Copa de 1974, não mudou apenas o modo de jogar mas também o de treinar.
Até o surgimento do Carrossel Holandês, com os jogadores se movimentando por todo o campo, a prioridade nos treinos era o aprimoramento técnico, em detrimento da tática e do preparo físico.
Treinos coletivos, de bola parada e de finalizações, que simulam situações de um jogo real, eram mais aplicados pelos treinadores até a década de 60 e o início de 70, quando a velocidade de uma partida era mais lenta do que a das disputadas atualmente.
Até os anos 50, os treinadores se concentravam mais no ataque do que na defesa, tanto ao elaborar a tática como no aprimoramento técnico.
Depois que o técnico da Holanda Rinus Michels apresentou o conceito de "futebol total" na primeira Copa na Alemanha, os treinos táticos ganharam mais importância.
Isso porque, para que um jogador com técnica mais apurada pudesse jogar bem, passou a ser necessário "criar" espaços em campo com a movimentação organizada.


Texto Anterior: Treinadores endossam a estratégia
Próximo Texto: Bê-a-bá: No Japão, Zico enfatiza treinamento de fundamentos e também de jogadas de bola parada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.