São Paulo, sábado, 09 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após sentir time forte, Pessoa diz sim ao Pan

"Pelo ouro" no Rio, cavaleiro encerra polêmica que criou

FABIO GRIJÓ
DA SUCURSAL DO RIO

"Pelo ouro no Pan", Rodrigo Pessoa voltou atrás e decidiu disputar os Jogos do Rio. Em carta enviada à CBH (Confederação Brasileira de Hipismo), o campeão olímpico em 2004 confirmou presença no evento.
O ginete disse ter avaliado que a equipe está sendo montada para "vencer o Pan", em tom bem diferente do de março, quando anunciou que não iria ao Rio e lançou o esporte em uma crise. O cavaleiro estava pré-classificado por figurar entre os 20 melhores do ranking mundial -hoje é 20º da lista.
Pessoa discordava dos critérios de seleção da CBH para formar o time. A entidade, em fevereiro, excluiu o classificatório na Europa e fixou provas em SP e no RJ como seletivas.
Para Pessoa, os melhores cavaleiros do país competem em solo europeu. "Pensei muito e, desde o início de toda a polêmica, meu único pedido foi poder contar com um time forte."
O cavaleiro arriscou uma explicação. "Só gostaria que o compromisso de todos fosse com a busca pelo ouro, e não só com a vaga olímpica", disse. O Pan levará três equipes para Pequim-2008. Os EUA, campeões mundiais, já têm vaga.
Agora, a equipe de saltos tem Pessoa, Bernardo Alves e César Almeida -o vencedor das seletivas no Brasil- confirmados nos Pan. A última vaga de titular deve ficar com Pedro Veniss, há dois anos em ação na Europa. Karina Johannpeter e Vitor Alves Teixeira são cotados para o posto de reserva.
"Com o Bernardo, o Cesinha e eu, a equipe já está forte. O Cesinha teve desempenho excelente nas seletivas. Pude ver seus percursos por vídeo. E ele mostrou que está em ótima forma com o Singular Joter. Creio que poderá contribuir muito para a equipe", disse Pessoa.
Com o sim dele, Veniss praticamente se garante no time. O campeão olímpico diz que seu indicado é "nome inquestionável". "O Pedro Veniss, com o Richmont Park e com o Un Blanc de Blancs, vem tendo bons resultados em concursos cinco estrelas [os mais importantes]. Mas a decisão é da CBH e da chefe de equipe de saltos [Lúcia Santa Cruz]. As opções são boas", falou Pessoa.
Para Lúcia, Veniss é "merecedor" de estar na equipe, apesar de não confirmar o cavaleiro. A data final para enviar a lista de convocados para o Comitê Olímpico Brasileiro é o dia 18.
"Ele [Veniss] é bastante regular e era titular do time no Mundial [em Aachen-2006], mas ficou fora porque o cavalo estava lesionado." Na ocasião, Veniss usaria Richmont Park.
A chefe da equipe disse ter falado com Pessoa. Ele deve vir da Bélgica, onde mora, para o Rio no dia 18. O ginete montará Rufus, castanho de nove anos, no Pan. Hoje e amanhã, o conjunto atua na França. "Senti nele um entusiasmo muito grande", disse Lúcia.


Texto Anterior: Rodrigo Bueno: Forças desiguais
Próximo Texto: Ansiedade: Veniss se diz na expectativa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.