São Paulo, terça-feira, 09 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Edmundo Santos Silva sofre derrota esmagadora, mas pode recorrer

Flamengo, 106, afasta presidente pela 1ª vez

TALITA FIGUEIREDO
DA SUCURSAL DO RIO

Edmundo Santos Silva se transformou hoje no primeiro presidente do Flamengo, em 106 anos de história do clube, a ser afastado ao sofrer um impeachment.
Na votação realizada no início da madrugada de hoje pelo Conselho Deliberativo, 530 conselheiros exigiram a saída de Santos Silva. Apenas 26 votaram a favor do ex-presidente. Foram cinco votos nulos e sete em branco.
Santos Silva, que não presenciou a votação, foi acusado de improbidade administrativa. Ele ainda pode entrar com um recurso contra a decisão do conselho.
Apesar de comemorar a saída do dirigente, a oposição acabou levando um susto. Júlio Lopes, vice-presidente de Santos Silva, que havia sido afastado na última quinta-feira, conseguiu uma liminar ontem e foi empossado, logo após a sessão, como novo presidente do Flamengo.
Sua posse foi sob vaias. O afastamento de Lopes havia sido decidido em uma reunião do Conselho Administrativo do Flamengo, sob acusação de usar o clube na sua campanha para tentar a reeleição a deputado federal, além de outras irregularidades.
Com a sua posse, os oposicionistas chegaram a imaginar que o afastamento do presidente de nada adiantaria. Mas, ao tomar posse, Lopes disse que irá marcar a eleição do novo presidente hoje, além de pedir a renúncia dos presidentes do Conselho Deliberativo, Gilberto Cardoso Filho, e do Conselho Fiscal, Delair Dumbroscki. "Vou sugerir isso para que haja uma nova liderança no clube", disse o dirigente.
Cardoso disse que não irá renunciar. Se Lopes se desligar do cargo hoje, conforme prometeu, ele assumirá em seu lugar e comandará o novo processo eleitoral, que deverá durar dois meses.
Informalmente, Lopes chegou a pedir demissão após a votação, mas isso só será oficializado hoje. "Fui acusado de fazer campanha antes mesmo de a minha candidatura ser homologada, por isso fiz questão de ser empossado. Sugeri que os outros renunciassem porque acho que o Flamengo precisa de uma nova liderança."
O fim da reunião foi marcado por tensão e uma série de tumultos. A maioria dos conselheiros, contrários a Santos Silva, irritou-se ao ver seu ex-vice-presidente tomar posse. Houve troca de insultos. Até a ex-jogadora de vôlei Isabel, conselheira do Flamengo, ouviu xingamentos após votar. Ela votou pela saída de Santos Silva da presidência.



Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.