São Paulo, domingo, 09 de julho de 2006

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Juca Kfouri

Máscara e carranca

Como fez o Dream Team-92, a seleção se enclausurou, só que não deu show

A SELEÇÃO brasileira primou pela antipatia na Alemanha. Cometeu o mesmo erro do Dream Team norte-americano na Olimpíada de Barcelona, em 1992.
Então, estrelas como Michael Jordan e Magic Johnson eram inacessíveis e trataram de se esconder num hotel cinco estrelas, bem longe da Vila Olímpica, onde ficaram todos os outros milhares de atletas do mundo inteiro, os dos EUA inclusive.
Mas a seleção brasileira nesta Copa não se limitou a cometer o mesmo erro encastelada, literalmente, em luxuosas hospedagens e refratária a qualquer contato com os habitantes das cidades por onde passou. Não fez o que mais importava, devolver o carinho e a natural curiosidade com futebol de qualidade, como o time dos sonhos do basquete ianque fez na Catalunha. É, porque a cada exibição do quinteto, não havia antipatia que resistisse, e a aclamação era inevitável.
Que não se estranhe, porém, a reclusão e a máscara dos jogadores brasileiros -até Ronaldinho e Robinho andaram intragáveis. Porque, se o exemplo vem de cima, o que dizer da carranca permanente de um Ricardo Teixeira (será que imagina que cara fechada é sinônimo de seriedade ou respeitabilidade?) ou do ar azedo de um burocrata como Américo Faria? Eles se orgulham de terem ganhado duas Copas, mas não se envergonham de já terem perdido três, duas delas com os melhores atletas do mundo no time. Em 90, a desculpa foi o noviciado. E em 98 e 2006? A velhacaria?
Ao que tudo indica, sem o hexa que o fortaleceria em disputa pelo trono da Fifa com Joseph Blatter na eleição de 2007, Teixeira recolheu-se ao projeto inicial: ficar à frente da CBF para "organizar" a Copa-14 no Brasil. Se em torno do Pan-07, os chamados Jogos Abertos do Interior em língua espanhola, já surgiram os problemas que estamos vendo, imagine o que ocorrerá de nebuloso em torno de uma Copa aqui, quando haverá muito mais que venda casada de pacote turístico com ingresso para os jogos, para a alegria de empreiteiros e certas agências de propaganda.


blogdojuca@uol.com.br

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