São Paulo, domingo, 09 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Scolari cai e não repete 1966

Portugal, 3º naquela Copa, perde, e Cristiano Ronaldo diz que técnico se despediu com "até setembro'

Alemanha comemora a vitória como se fosse título; Klinsmann agradece e, elogiado por Beckenbauer, deve prosseguir no cargo


DO ENVIADO A STUTTGART

Uma Alemanha ultramotivada derrotou um Portugal pouco vibrante ontem em Stuttgart e, para o delírio dos anfitriões, terminou a Copa em honroso terceiro lugar. O técnico alemão Jürgen Klinsmann acabou festejado, e o brasileiro Luiz Felipe Scolari saiu frustrado.
Portugal tentava igualar o terceiro lugar da Copa da Inglaterra-66, quando o time luso, então dirigido pelo brasileiro Oto Glória e liderado por Eusébio, bateu a URSS por 2 a 1 e ficou com o bronze. Ontem, o time de Figo levou de 3 a 1.
Um clima de festa tomou o jogo, com a torcida reconhecendo a boa campanha do time, desacreditado no início. Só Portugal, com poucos fãs e sem ânimo, parecia não se importar.
Após o jogo, os alemães receberam medalhas da primeira-ministra Angela Merkel e do membro do Comitê Executivo da Fifa Michel Platini, entre outros. Com cantoria e fogos, parecia um título da Alemanha.
""A vitória servia mais a Klinsmann do que a mim. Estou feliz por ele. Perdemos para um time excelente, e a eficácia decidiu o jogo. Os chutes de longa distância são típicos de algumas escolas européias, não de Portugal", falou Scolari.
Klinsmann agradeceu. "Estou orgulhoso. Para mim, um técnico jovem, ganhar de um treinador vencedor como Scolari é muito bom", analisou ele, que deve continuar no cargo.
""Beckenbauer me disse: "Continue no cargo, bom trabalho".", contou rindo o ex-atacante, que fez seu país igualar o Brasil em jogos de Copa (92).
Os três gols alemães ontem foram em chutes de longe. Após 0 a 0 na etapa inicial, Schweinsteiger acertou três bombas. A primeira, aos 11min, fez curva que enganou Ricardo. A segunda, uma falta aos 15min, desviou em Petit e entrou. A terceira, aos 33min, foi no ângulo.
O alemão quase pôde ser o primeiro desta Copa a fazer três gols num jogo, mas foi substituído. Se ninguém fizer a trifeta hoje, será o primeiro Mundial sem um feito desses.
Portugal até atacou, mas pouco ameçava o gol de Kahn, que teve sua vez na Copa na vaga de Lehmann. O time de Scolari completou 365 minutos (sem os acréscimos) sem fazer gol na Copa. O jejum vinha desde os 23min do 1º tempo contra a Holanda e só foi quebrado aos 43min do 2º tempo.
Figo cruzou, e Nuno Gomes fez de cabeça. Nenhum outro semifinalista de Mundial fez menos gols nos mata-matas -foram dois em 390 minutos.
Após o jogo, Cristiano Ronaldo disse que Scolari se despediu do time com um "até setembro". "Portugal tem um grande time e um grande treinador, que vai ficar mais dois anos", deixou escapar. Depois, consertou: "É o que eu ouvi falar. Não está nada concretizado, mas, pelo que me disseram, é o que vai acontecer. Ele [Scolari] disse que, passe o que se passar, nos veríamos em setembro. Se disse isso, é porque vai ficar."
Scolari só afirmou: ""Terça, quarta ou quinta, me encontro com o presidente [Gilberto Madail]. Cumprirei os dias que tenho de contrato [até o fim do mês], e vamos ver o que ocorrerá."0 (RODRIGO BUENO)


Texto Anterior: Ironia: Frase do brasil falava de paixão
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.